Decoração

Saiba como organizar a casa com 6 dicas simples

Com uma rotina corrida, muitas vezes, as pessoas deixam para arrumar os cômodos todos de uma vez, em um dia de folga.

Urba
Postado em 23/05/2022

Com uma rotina corrida, muitas vezes, as pessoas deixam para arrumar os cômodos todos de uma vez, em um dia de folga. De fato, é uma boa estratégia e funciona para diversos casos. Mas já reparou que há ocasiões em que a bagunça no fim da semana é tamanha que a faxina demora quase o dobro de tempo? É aí que entra a importância de saber como organizar a casa rotineiramente.

Quando você mantém ao menos as superfícies organizadas durante a semana, o trabalho se reduz quando chega o dia da faxina. E isso não significa perder horas a fio, como muita gente pensa! Basta dedicar um tempinho diário para as limpezas mais superficiais, para evitar a acumulação de sujeira e bagunça, deixando o dia da faxina menos doloso.

Que tal essa praticidade e otimização dos espaços da sua residência? Se é isso o que procura, venha com a gente saber como organizar a casa a partir de setores!

1. Não queira fazer tudo de uma vez

Muitas pessoas resolvem organizar a casa a partir de um momento de coragem e pensam que fazer tudo de uma vez é a solução para não desistir no meio do caminho. Mas nem sempre isso é verdade. Essa é uma tarefa demorada e, para surtir um bom resultado, dem anda tempo, paciência e disposição. Então, que tal fazer um cômodo por dia?

2. Dê um lugar a cada objeto

Sabe aquelas vasilhas que cada dia estão em um lugar da cozinha? E as peças de roupa que circulam por todas as gavetas depois de serem lavadas? Pode reparar que são esses detalhes que custam um tempo valioso da sua rotina. Afinal, até localizá-los, podem se passar poucos minutos ou várias horas — e uma dose de dor de cabeça.

Por isso, é importante tirar tudo do lugar antes de começar a organizar a casa. Ou seja, desorganizar para colocar em ordem. Aproveite para higienizar as gavetas, prateleiras e cada espaço antes de repor os objetos. Depois, pense em como depositá-los de modo a alcançar a otimização. Na cozinha, por exemplo, existem ganchos e prateleiras portáteis para esse objetivo, assim como há organizadores para quartos e banheiros.

Pense também em categorizar cada objeto antes de guardá-lo — por exemplo, xícaras junto de xícaras, ou os conjuntos que a família mais usa na prateleira de fácil acesso. Isso ajuda a lembrar melhor onde fica cada item.

3. Use etiquetas e organizadores

Por falar em organizadores, eles são excelentes apoios para guardar toalhas, peças de enxoval ou decoração de cama, alimentos, produtos de limpeza na lavanderia, e assim por diante. Há modelos de vime, plástico e outros materiais que deixam o ambiente bem bonito e sem empilhamentos no campo de visão.

Você concorda que fica fácil perder as coisas quando não as vê logo de cara? Por isso, alie os organizadores a etiquetas e a tags identificadoras. Uma dica é inserir também a data de validade quando os alimentos chegarem, e, principalmente, ficar atento em cada produto após abertos, evitando o consumo do alimento vencido.

4. Pratique o desapego

A decoração do quarto de casal ou de crianças não deve ser a única preocupação! Para mantê-lo organizado, vale praticar o desapego. É muito comum acumular diversas roupas, calçados e outros acessórios no guarda-roupas, mas usar somente as mesmas peças rotineiramente. Sempre que perceber alguns itens encostados há um tempo, pense em fazer uma doação.

O ideal é analisar há quanto tempo não os usa e o motivo. Algumas peças podem não servir mais ou não combinar mais com a sua personalidade — e serem muito úteis a outras pessoas, que vão receber felizes a doação. Essa prática do desapego também vale para objetos de cozinha, livros, peças decorativas e assim por diante.

5. Tem pet? Saiba como organizar a casa para eles

Um animal de estimação é uma excelente companhia e também precisa ter um cantinho especial na casa! O espaço pet deve oferecer conforto e equilíbrio térmico onde quer que seja: na varanda, na sala de estar, nos quartos, integrado à lavanderia, embaixo de escadas, entre outros. Não se esqueça de incluir uma caminha, comedouro e bebedouro, tapete higiênico e até um local para armazenar brinquedos.

Por falar em brinquedos, você pode adotar uma rotina de guardar os brinquedos todos os dias antes de dormir. Isso evita a progressão da bagunça.

6. Dicas extras para cada cômodo

Dar adeus à preguiça é essencial não só para organizar a casa, mas para mantê-la em ordem no dia a dia. A nossa última dica é manter uma rotina e não deixar a bagunça à solta antes de dormir. Tire 5 ou 10 minutinhos para passar em todos os cômodos e colocar cada item em seu lugar. Tornar essa ação um hábito que fará toda a diferença, tanto para você quanto para sua família. Que tal começar agora?

Antes de finalizar, confira as nossas dicas extras para cada ambiente da sua casa!

Cozinha

  • Divida as panelas e as formas por tamanhos na hora de organizar, o que ajuda no melhor encaixe da prateleira.
  • Se não tiver muitas gavetas e prateleiras, use suportes pregados à parede para conchas, facas, xícaras etc.
  • Para guardar potes, separe-os de suas tampas para melhor armazenamento. Cuidado para não perder os pares!
  • Coloque os temperos em potes. Há modelos de armazenadores no mercado que permitem depósito vertical, ideal para espaços compactos.
  • Para cozinhas pequenas, mantenha apenas os eletroportáteis necessários, de preferência em um mesmo lugar.
  • Organize a geladeira também! Potes transparentes, nichos e outros organizadores são ideais para guardar folhas, verduras, frutas, frios etc.

Lavanderia

  • Deixe os produtos que mais utiliza próximos ao seu campo de visão.
  • Se puder, retire-os da embalagem principal e coloque-os em potes devidamente etiquetados para facilitar a organização.
  • Para lavanderias pequenas e sem armários, use a criatividade. Aproveite os organizadores presos à parede e outros tipos de suporte.
  • Use o varal de teto para ocupar menos espaço — e não deixe a roupa secando eternamente!

Quartos

  • Levantou-se da cama? Não se esqueça de criar o hábito de arrumá-la logo em seguida — mesmo que precise acordar 5 minutos mais cedo para isso.
  • Se possível, tenha ao menos uma base-baú para a cama. Principalmente em ambientes pequenos, esse espaço é ideal para guardar lençóis, edredons etc.
  • Setorize o guarda-roupas e tenha espaços separados para roupas íntimas, pijamas, camisetas, calças, shorts etc.
  • Use organizadores móveis ou fixos para as gavetas e para os calçados.
  • Saiba como dobrar as roupas de cama para não ocuparem tanto espaço.

Banheiro

  • Use separadores nas gavetas e coloque os itens divididos por funções.
  • Se tiver espaço, coloque as toalhas no armário do banheiro. De preferência, coloque-as em formato de rolinhos.
  • Não tem armários? Improvise com cestos, organizadores fechados ou outras soluções para aproveitar espaço.

Sala de estar ou jantar

  • Se tiver prateleira de livros, organize-os por cores, nomes de autor ou gênero de leitura. Assim, fica mais fácil, tanto para encontrar o que deseja quanto para retorná-lo ao lugar certo.
  • Aplique a mesma dica anterior aos DVDs, discos e CDs que tiver na sala de TV.
  • Para quem tem muitos controles, tenha uma caixa organizadora ou suporte no sofá.
  • Se tiver ar-condicionado, vale ter um organizador para abrigar uma ou duas mantas (no momento em que ficar mais frio) e não deixá-las jogadas no sofá por dias.
  • Organize os fios para que não fiquem à mostra, soltos pelo chão. Quando não for possível passá-los pelos dutos na parede, opte pelos suportes próprios para isso.

Agora, você já viu algumas boas práticas para organizar a casa no dia a dia e está a um passo de ter uma rotina mais otimizada e prática. A nossa residência é o local em que podemos descansar após longos períodos de trabalho e passar momentos inesquecíveis. É por isso que mantê-la limpa e com tudo no lugar é tão importante para o bem-estar e a qualidade de vida, auxiliando na organização e produtividade.

Gostou das dicas de como organizar a casa? Não pare por aqui. Venha conhecer as nossas sugestões para arrasar com uma decoração moderna e elegante!

Posts Relacionados

Confira 5 dicas para um chá de casa nova de arrasar

Urba
09/06/2022
leia agora

6 dicas de móveis multifuncionais para otimizar o espaço

Urba
03/06/2022
leia agora

Monte um espaço pet com a cara do seu bichinho

Urba
13/10/2021
leia agora
Whatsapp