Bairro Planejado

Descubra o que é o financiamento para construção e veja como realizá-lo!

Na hora de transformar o sonho da casa própria em realidade, muitas pessoas não sabem que existe a possibilidade de realizar um financiamento para construção.

Urba
Postado em 30/09/2020

Na hora de transformar o sonho da casa própria em realidade, muitas pessoas não sabem que existe a possibilidade de realizar um financiamento para construção. Essa modalidade permite comprar seu terreno e construir a sua residência do jeito que você sempre sonhou, de uma maneira ainda mais simples.

Embora o crédito imobiliário para construção não seja tão comum, ele é muito interessante e permite transformar o sonho da sua casa própria em realidade, do jeitinho que você sempre desejou. Quer entender melhor essa opção? Continue a leitura!

O que é o financiamento para construção?

O financiamento para construção é uma modalidade bem interessante que permite financiar tanto a compra do lote como a construção da sua casa dos sonhos. É importante lembrar que o banco financia apenas 80% do valor, então é válido se preparar financeiramente e verificar se você pode usar alguns dos facilitadores abaixo.

Você pode, por exemplo, utilizar o saldo do seu FGTS, abatendo o valor a ser pago. Mas para poder usar o fundo de garantia, é preciso cumprir alguns requisitos, como ter pelo menos 3 anos de carteira assinada.

O tempo para o pagamento pode chegar a até 30 anos e o financiamento é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A condição é que as prestações não ultrapassem 30% da renda familiar bruta mensal, ser brasileiro maior de 18 anos (ou emancipado com 16 anos completos) e não estar em cadastro de devedores. Também é importante que o lote onde você deseja construir sua casa já esteja apto para construção.

Outra vantagem é que esse tipo de financiamento pode ser enquadrado em programas como Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o subsídio varia de acordo com o perfil do comprador e do imóvel a ser financiado.

O FGTS e os subsídios são um grande benefício, pois serão descontados do valor final e seu saldo restante será menor, facilitando ainda mais o sonho da sua casa.

Como fazer um financiamento para construção?

casal ajeitando a casa após utilizar da modalidade de financiamento para construção da casa própria

As linhas de financiamento para construção variam dependendo de cada banco. O passo a passo abaixo é condizente com as exigências da Caixa Econômica Federal, que disponibiliza a opção de financiar a compra do terreno e a construção do seu imóvel. Confira.

Passo 1: escolher o terreno

Tudo começa com a escolha adequada do terreno. Comprar o terreno certo faz toda diferença no processo. Afinal é nele que você construirá a casa dos seus sonhos e morará por um bom tempo. Por isso, ele precisa ser bem localizado, oferecer uma excelente infraestrutura, estar próximo dos pontos do seu interesse ou da sua rotina (escola das crianças, trabalho etc.) e ser loteado e comercializado por uma empresa séria e idônea.

Avalie, ainda, o tamanho do lote (que precisa estar em sintonia com o tipo de casa que deseja construir e o  tamanho da família) e o bairro onde ele se encontra.

Terrenos em bairros planejados são os mais procurados atualmente, pois oferecem uma infraestrutura completa e diferenciada, com ruas asfaltadas, paisagismo, rede de água, esgoto e energia, área de lazer, área comercial, etc.

Para adquirir o seu terreno, escolha a empresa de sua confiança e o lote que mais lhe agrada. Conte com o auxílio da loteadora tanto na escolha, como nos próximos passos do financiamento. Ela poderá lhe apresentar parceiros construtores, que simplificarão o processo de construção da sua casa, e também com o banco, para fazer todo o envio de documentos e aprovações necessárias de forma mais simples e sem dor de cabeça.

Passo 2: simular o crédito

A melhor forma de se preparar financeiramente e escolher um financiamento adequado a sua realidade é  realizando uma simulação. 

Mais uma vez você pode facilitar o processo contando com a ajuda da loteadora e de seus consultores, pois eles podem esclarecer suas dúvidas em relação ao processo, auxiliar na simulação e já incluir o valor exato do lote escolhido por você. 

Nesta simulação, você terá uma ideia de qual será o valor da prestação, prazo e demais condições, bem como entenderá as taxas de juros e muito mais. O banco irá realizar uma análise de crédito antes de liberar o financiamento e, nesse momento, identificar se você poderá usar o FGTS ou receber os benefícios do Minha Casa Minha Vida, caso se encaixe nos critérios necessários.

Passo 3: separar a documentação e solicitar crédito

Se, depois de todas essas etapas, você tem certeza que deseja comprar seu terreno e construir a sua casa própria, então é preciso reunir a documentação e levá-la até o correspondente bancário, que solicitará a aprovação de crédito. Esse é um passo muito importante, então certifique-se de que está certo da sua escolha.

Para a aprovação do crédito, será preciso apresentar ao banco uma série de documentos (que também variam dependendo da instituição financeira). Em geral, será preciso:

  • documentos de identificação com foto;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de estado civil;
  • documentos de filhos e dependentes, menores de 18 anos;
  • comprovante de renda atualizado (pode ser o holerite, comprovante do Imposto de Renda ou movimentação bancária);
  • declaração do Imposto de Renda, se houver.

Outros documentos também podem ser solicitados de acordo com seu perfil.

Após a análise do banco e crédito aprovado, você terá em mãos todo o detalhamento do seu financiamento, como: valor da entrada, subsídios (se houver), FGTS (se houver), valor do financiamento, entre outros. 

Uma dica importante é manter o perfil de compra apresentado ao banco nesse momento até a assinatura do contrato. Isso significa manter seu estado civil comprovado, não comprometer sua renda com outros empréstimos e também manter sua renda mensal estável.

Passo 4: compra do lote + projeto da casa

Mais um passo em direção a seu sonho! Chegou a hora de escolher o seu lote para comprar e escolher o projeto da sua casa. 

Após escolher a loteadora de sua preferência, você deverá definir qual será o seu lote e prosseguir com a compra até a formalização por meio da assinatura do contrato. A loteadora poderá exigir um valor de sinal para garantir o seu lote até que o repasse do financiamento bancário seja feito.

A loteadora também poderá auxiliar nesse passo, lhe apresentando alguns construtores parceiros. Ao definir o construtor da sua preferência é hora de escolher o projeto e cada detalhe da sua futura casa. Além disso, também é importante negociar os valores, prazos de entrega e acabamentos. Afinal, por serem empresas distintas, a loteadora e os construtores tem suas próprias regras. É importante reforçar que também por isso, a loteadora não é responsável pela construção da casa, bem como o construtor não é responsável pela obra do loteamento.

Vamos para o próximo passo? Está quase na hora de assinar o contrato!

Passo 5: Contrato de financiamento bancário

Após finalização da compra em ambas as empresas é hora de iniciar o processo de envio de documentos do lote e projeto da casa para o banco. É essencial que esse projeto seja aprovado na Prefeitura e esteja de acordo com as exigências do banco.

Se estiver tudo certo com a sua documentação, análise de renda e projetos da casa, o banco aprovará o seu crédito e lhe convocará até a agência para fazer a assinatura do contrato.

É no contrato que estarão dispostas todas as condições finais do financiamento, como valores da prestação, sistema de amortização, tempo máximo para pagamento, multas, taxas de juros e outros. Leia com atenção todos esses detalhes para garantir que eles realmente estão de acordo com o que você negociou com o banco.

Passo 6: Mãos a obra!

Estamos quase lá! Após a finalização da assinatura do contrato com o banco, é necessário registrá-lo em cartório para que seja feita a liberação do valor financiado. Em seguida, o banco providenciará a quitação do seu lote junto à loteadora e as obras do seu futuro lar já podem começar!

Mensalmente o banco irá liberar os recursos referente à construção, conforme a evolução da obra medida pelo banco. Com os recursos liberados, você deverá fazer o repasse ao construtor.

Quais as vantagens de construir a casa própria?

Construir é uma excelente maneira de conquistar a sua casa própria. Afinal, você terá a oportunidade de transformar o seu sonho em realidade do jeito que você e sua família sempre desejaram.

Algumas vantagens importantes dessa modalidade são:

  • planta pensada para suas necessidades, rotina e desejos;
  • imóvel personalizado e único, com área de lazer, paisagismo, revestimentos e acabamentos perfeitos para o seu sonho;
  • oportunidade de morar em uma casa planejada para você e a sua família;
  • certeza da qualidade, afinal você decidirá por todos os itens usados na obra.

Por que comprar com a Urba?

A Urba é uma empresa integrante do grupo MRV & CO, uma das principais líderes no segmento imobiliário e com 40 anos de história. Desde 2012, contamos com  mais de 6500 unidades lançadas e 4600 entregues em todo o país.

Somos especialistas em loteamentos de alta qualidade, com localizações estratégicas e em bairros planejados completos, com toda a infraestrutura e urbanização que a sua família precisa para ter mais qualidade de vida, como: áreas de lazer, áreas comerciais, paisagismo e muito mais.

Além disso, nós estamos acostumados a trabalhar com o financiamento para construção, realizando diversas vendas nessa modalidade. Isso significa que nossos consultores possuem a experiência necessária para lhe assessorar nesse processo, tirando todas as dúvidas que você poderá ter.

Também temos a documentação em dia de todos os nossos lotes, o que aumenta as chances de aprovação e torna o processo muito mais simples e prático. Outro diferencial é a nossa parceria com construtores, capazes de oferecerem projetos personalizados para o seu sonho e mais tranquilidade na aprovação junto à prefeitura.

Se você ficou interessado nessa modalidade, a dica é conferir quais empreendimentos da Urba fornecem essa possibilidade e começar a planejar o seu sonho.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o financiamento para construção é uma maneira simples de transformar o sonho da casa própria em realidade. Essa é uma modalidade interessante e que permite usar o FGTS e também os subsídios de programas como o Minha Casa, Minha Vida.

A Urba oferece uma série de lotes diferenciados para você e sua família, em localizações estratégicas e bairros planejados, com facilidades, infraestrutura e lazer. Gostou de saber mais sobre o financiamento para construção? Entre em contato com a gente, conheça essa modalidade especial de financiamento e descubra como a Urba pode lhe ajudar a conquistar sua casa própria do jeitinho que você deseja!

Posts Relacionados

Pensando em construir sua própria casa? Veja 5 vantagens importantes dessa modalidade!

Urba
20/07/2020
leia agora

Quanto custa construir uma casa? Saiba o que incluir nos seus cálculos

Urba
28/04/2020
leia agora

Saiba por que esse é o momento certo de comprar lote para o seu futuro lar 

Urba
09/04/2020
leia agora
Whatsapp