Gestão de Negócios

Confira 7 dicas de como criar uma fachada de loja atraente

São vários os detalhes que precisamos prestar atenção em uma loja.

Urba
Postado em 12/05/2020 - Atualizado em 15 de junho de 2020

São vários os detalhes que precisamos prestar atenção em uma loja. É preciso cuidar da gestão de funcionários, do controle de estoque e da gestão financeira. Mas, além disso, é importante que a loja esteja bem apresentada aos clientes, com uma boa decoração e uma fachada atraente.

A fachada de loja é um item essencial para atrair os clientes. Ela precisa chamar a atenção de longe e fazer com que os consumidores se sintam bem para entrar no estabelecimento. Além disso, é preciso deixar claro do qual é o segmento da loja.

A seguir, confira o quão importante é a fachada e conheça 7 dicas sobre como fazer uma fachada de loja focada em atrair mais clientes.

Qual é a importância da fachada de loja?

A fachada de loja é essencial para atrair as pessoas e fazê-las entrar no seu estabelecimento. Ela é o cartão de visitas da loja, capaz de atrair ou afastar os clientes. Por mais que pensemos que não podemos julgar algo sem conhecer, tendemos a entrar em uma loja quando sentimos mais simpatia pela fachada.

Por isso, para atrair novos clientes e para auxiliar na fidelização é preciso dar mais atenção à fachada. Não basta apenas pintar nas cores da loja, é importante fazer algo mais criativo e que chame a atenção das pessoas que estão passando pela frente, despertando um sentimento positivo nelas.

Outro ponto importante é pensar no que você deseja transmitir aos seus clientes. Afinal, a fachada é o primeiro contato do consumidor com a sua marca e a forma como você se mostra a ele faz toda a diferença nessa relação. Aliás, ela precisa deixar claro qual é o segmento da sua loja. 

Se você está pensando sobre como transformar a fachada da sua loja e ainda não sabe, fique tranquilo. A seguir, encontrará dicas valiosas para resolver esse problema.

Como montar uma fachada de loja? 

Como forma de ajudar a criar uma fachada criativa, convidativa e que se destaca no meio das outras, listamos 7 dicas para você utilizar na sua loja. 

1. Evite a poluição visual

Criar uma fachada bacana não é o mesmo que enchê-la de cartazes, objetos e adereços. Isso só vai confundir as pessoas que estão passando pela frente da sua loja e causar a sensação de desorganização. 

Uma fachada pode sim incluir um cartaz, letreiros e itens de decoração, desde que eles possam ser distinguidos um dos outros e estejam em locais estratégicos. Além do mais, é importante observar a composição de cores da sua fachada, ela precisa ser harmônica para não causar uma confusão em quem a vê.

Ao pensar na fachada da sua loja considere que “menos é mais”. Dê preferência a um design que seja convidativo e harmônico. 

2. Utilize as cores da marca

Ao colorir a fachada de loja procure utilizar as cores do logotipo. Isso proporciona mais identificação do público e deixa o estabelecimento conectado com a marca. Porém, se sua marca for muito colorida, analise se precisará colocar todas as cores na fachada ou se é melhor escolher apenas uma. Lembre-se, menos é mais.

Além das cores, procure brincar com a característica do imóvel. Nem sempre ele precisará de uma profunda reforma para conseguir uma bela fachada. Por exemplo, se a sua loja está em uma construção antiga, aproveite para restaurá-la e inserir elementos modernos na fachada. 

3. Contrate um profissional especializado

Uma ótima forma de não errar na hora de projetar a fachada de loja é contar com a ajuda de um profissional especializado. Procure por um arquiteto ou um design especializado em layout de comércios e que tenha experiência em fachadas para que ele possa entender o conceito do seu negócio e desenvolver a frente da sua loja.

O profissional especializado estudou e tem experiência, por isso ele consegue propor ideias que vão estar de acordo com a marca e que também farão a loja se destacar entre as demais que estão em torno. 

4. Seja criativo

Ser criativo na hora de fazer a fachada é uma ótima escolha para se destacar entre os demais estabelecimentos da região. Por isso, busque por referências, pense fora da caixa e faça alguns testes no papel. 

Mas, lembre-se, criatividade é diferente de colocar um monte de cor e objetos na fachada com diversas referências sendo que elas não conversam entre si. Ser criativo pode ser utilizar apenas uma cor e com ela fazer um desenho geométrico que chame a atenção, por exemplo.

5. Saiba o que pode e o que não pode

Muitas cidades brasileiras têm suas próprias normas do que é permitido ou não ser colocado na frente das lojas. Elas podem proibir letreiro, placas e outros objetos que possam causar poluição visual. 

Por isso, antes de fazer qualquer mudança efetiva na fachada da loja, verifique junto da prefeitura da sua cidade se há alguma norma a ser seguida. Se houver, atenda à norma, pois, caso contrário, o seu negócio correrá o risco de receber multa e ter que remover os objetos da frente da loja.

6. Entenda como as pessoas olham para a sua fachada

Você já experimentou caminhar em frente ou próximo à sua loja para analisar como seu estabelecimento é visto pelas pessoas? Ou melhor, já perguntou para os seus clientes o que chama mais atenção na hora de entrar na loja?

Investigue como as pessoas olham para a fachada da sua loja, se elas se sentem bem com o que veem ou se há algo que as incomoda. Ouvir a opinião dos clientes é essencial para planejar uma fachada que impactará de forma positiva e atrairá mais pessoas para conhecer o seu negócio.

7. Siga as tendências

Seguir as tendências é uma boa opção para deixar a sua loja mais moderna e atual. Hoje, está em voga um estilo mais minimalista, no qual menos é mais. 

É comum usar cores menos intensas, com poucos objetos decorativos, e somente algumas peças na vitrine, afinal, não é preciso expor todos os produtos da loja. Esse é um dos modelos, mas não é uma regra. 

O ideal, é pesquisar por referências atuais e ver o que mais combina com o conceito da sua loja e o seu público. Assim, você tem uma base do que é considerado um layout bacana e do que já está ultrapassado. 

Neste conteúdo, você aprendeu que a fachada de loja é essencial para que seu negócio atraia os clientes que estão passando pela frente do comércio, despertando nessas pessoas a vontade de conhecer seu estabelecimento e o desejo de consumir seus produtos, aumentando sua lucratividade. 

Além de criar a fachada, também é importante fazer a manutenção. Pois a ação do sol e da chuva desbotam a cor, sujam e até estragam a construção que está exposta. E nada pior do que deixar a fachada sem manutenção, pois isso passa a impressão de descaso ou de que o que você vende não tem qualidade.

Agora que você sabe como criar uma fachada de loja atraente, que tal receber mais dicas como esta? Siga as nossas redes sociais (LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter e Youtube) e receba sempre conteúdos interessantes!

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