Gestão de Negócios

8 dicas de vendas para o sucesso do seu negócio na Black Friday

A Black Friday 2021 está sendo bastante aguardada pelos consumidores.

Urba
Postado em 16/11/2021

A Black Friday 2021 está sendo bastante aguardada pelos consumidores. Afinal, essa é a época do ano em que eles podem adquirir aqueles produtos tão desejados por bons preços. Os comerciantes, por sua vez, conseguem aproveitar para impulsionar seus negócios.

Só por aí já dá para entender tamanha importância de se preparar para a data, concorda? É por isso que separamos aqui 8 dicas de vendas especiais para você aproveitar essas oportunidades da Black Friday.

Confira a seguir!

1. Comece com a pré-campanha

Você sabe quando começa a Black Friday? Geralmente, ela é celebrada na última sexta-feira do mês de novembro, ou seja, 30 dias antes do Natal. Isso significa que os consumidores, muitas vezes, compram produtos que já precisavam e ainda adiantam os presentes de fim de ano, aproveitando os descontos especiais.

Entender esse contexto contribui para o planejamento prévio das estratégias do seu negócio. Afinal, por que deixar para última hora uma campanha que pode render excelentes oportunidades de vendas para a sua empresa?

2. Analise o mercado

A análise de mercado engloba alguns detalhes importantes para o seu planejamento. Um dos principais pontos é como seus concorrentes lidam com a Black Friday. Veja quais estratégias eles usaram e pense em como superá-las na sua loja, de modo a respeitar o seu cliente, claro.

Essa análise ainda ajuda você a entender quais produtos terão maior procura pelo consumidor e, assim, reforçar os seus estoques de forma inteligente. Com esse investimento, dá para manter um bom ritmo de vendas e não perder oportunidades só porque uma mercadoria acabou logo no início.

3. Tenha um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é essencial para ditar as suas campanhas antes e durante a Black Friday — e esta é uma das dicas de vendas essenciais para colocar em prática. Vale entender o orçamento disponível para a divulgação e, a partir disso, definir as ações com maior prioridade e chances de retorno.

Ele também é importante para definir as porcentagens de desconto aplicadas em cada promoção. Afinal, não dá para colocar um abatimento maior somente para vender e, no fim das contas, prejudicar o fluxo de caixa do negócio.

4. Crie promoções estratégias

Quais produtos entrarão em promoção? Para responder a essa pergunta, é preciso avaliar alguns fatores. O primeiro deles é a quantidade de itens armazenados. Aquelas mercadorias que estão paradas devem ser a primeira opção, de modo a girar o seu estoque.

Outro fator é se há produtos diferentes de uma mesma marca. Eles são uma boa aposta para criar combos com descontos atrativos. Além disso, dá para fazer promoções progressivas, nas quais quanto maior a quantidade que o cliente levar, melhor é o abatimento.

imagem de carrinho de supermercado com símbolos de desconto para representar dicas de vendas

5. Ofereça benefícios além de desconto

Também entra na lista de boas dicas de vendas os benefícios que vão além do desconto. Que tal enviar brindes ou oferecer cupons para seus clientes? Uma boa ideia é disponibilizar um código impresso em um panfleto para ser usado em compras futuras, o que pode garantir um relacionamento mais duradouro com os consumidores.

O objetivo é aproveitar não apenas as oportunidades da Black Friday 2021, mas fidelizar seus clientes para que eles voltem a comprar da sua loja.

6. Faça ações nas redes sociais

Já ouviu falar no marketing de atração? Ele contempla formas de chamar o cliente para o seu negócio por meio de gatilhos mentais. Em vez de só entregar panfletos, você também pode estabelecer uma presença online, instigando o público a conferir as promoções no dia da Black Friday.

Não é porque você tem uma loja física que não pode investir nessas estratégias digitais. Inclusive, no contexto da pandemia, o meio online impactou diretamente o comportamento de compra das pessoas.

As redes sociais, por exemplo, passaram a reunir ainda mais consumidores em potencial. Produzir conteúdo de qualidade por lá é uma grande aposta para aumentar as vendas, especialmente nessas datas importantes!

7. Diversifique as formas de pagamento

Muitas lojas fazem descontos bem interessantes aos consumidores, mas limitam as formas de pagamento para incentivar a compra à vista, em dinheiro. Ainda que seja vantajoso para o negócio, o diferencial pode estar no oposto disso. Que tal dar mais chances ao seu cliente de pagar como puder, recebendo os mesmos benefícios?

Você não precisa manter essas formas de pagamento durante todo o ano caso não seja vantajoso para o seu planejamento financeiro. Mas considere essa diversificação durante as campanhas de Black Friday! Cartão de crédito e débito, pix, transferência… Aproveite a análise de mercado para descobrir quais delas são as preferidas dos seus consumidores.

8. Organize a sua loja física

Não estamos falando somente de deixar as mercadorias em ordem para receber os clientes — embora esse seja um grande diferencial para o seu negócio. A ideia aqui é ir além e encantar verdadeiramente os consumidores para que se sintam atraídos a esse ambiente. Muito mais do que preços, eles verão o cuidado que a sua marca tem com os produtos. Em consequência, terão bons indícios da boa experiência diante da compra.

Tudo começa com uma fachada de loja atraente, com alguns produtos estratégicos em destaque. Por mais que seja tentador preenchê-la com cartazes anunciando os descontos, é mais importante ressaltar as mercadorias para que elas façam parte da estratégia de vendas.

Deixar os combos em evidência no ponto de vendas é uma excelente aposta, já que incentivam um ticket mais alto de compra, e o custo-benefício se sobressai aos olhos dos clientes. E atenção ao básico: a limpeza e a disposição organizada de produtos dão mais credibilidade para o seu negócio. Então, mesmo com a correria, não deixe esses quesitos para trás!

As dicas que trouxemos aqui são importantíssimas para aumentar o seu faturamento na Black Friday 2021 e garantir sucesso nas vendas. Aproveite para colocá-las em prática o quanto antes e prepare-se para desfrutar dos bons resultados!

Gostou de conhecer as dicas de vendas deste conteúdo? Então, aproveite para acompanhar outras publicações que podem ser úteis ao seu negócio! Siga as nossas redes sociais para não perder as novidades!

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