Decoração

Decoração moderna: casa elegante em 7 passos

Já pensou em morar em uma casa de novela? Daquelas que todos admiram e percebem sua funcionalidade e bom gosto? Esse é o papel da decoração moderna, que torna o local mais elegante e requintado investindo pouco dinheiro.

Urba
07/10/2019

Já pensou em morar em uma casa de novela? Daquelas que todos admiram e percebem sua funcionalidade e bom gosto? Esse é o papel da decoração moderna, que torna o local mais elegante e requintado investindo pouco dinheiro.

Para atingir esse propósito, a decoração precisa ter personalidade. Você pode investir em um toque minimalista e complementar com muito estilo, sem deixar de lado o conforto e o visual.

Como equilibrar todos esses aspectos? Neste post apresentamos 7 dicas principais para modernizar a decoração da sua casa agora mesmo. Confira!

Entenda o que é decoração moderna

A decoração moderna é caracterizada por praticidade, funcionalidade e simplicidade. A ideia é usar peças-chave e em pequena quantidade para valorizar o ambiente. A organização é uma das principais características. Por isso, são usados armários e prateleiras em linhas retas, perpendiculares ou paralelas.

Além disso, alguns materiais fazem parte desse estilo, como linho, seda, couro, madeira, vidros e mármore. Acabamentos cromados, detalhes decorativos e mix de texturas também trazem um toque especial. Perceba que a ideia é deixar a casa mais clean, e não necessariamente com mais coisas.

Por isso, o estilo decorativo moderno é mais bem aplicado a partir da construção do zero. Assim, você aplica os toques diferenciados, que ajudam a criar essa personalidade.

Apesar de remontar ao início do século 20, esse modelo é atemporal. Pode ser aplicado em áreas internas — como sala, cozinha e quartos — e externas, além de fachadas. Para colocar o estilo em prática, é preciso apostar em algumas características.

Minimalismo

O princípio é que a funcionalidade está em primeiro lugar. A simplicidade é mais importante que a ornamentação. Ainda assim, o design nunca é deixado de lado. Por esse motivo, é mais fácil com uma construção iniciada do zero.

Coisas simples podem ajudar aqui. Você pode aplicar um piso de cimento queimado, por exemplo, que traz uma personalidade diferente ao cômodo. 

Coloração

As principais cores da decoração em estilo moderno são branco, preto e cinza. Além disso, as tonalidades neutras, a exemplo do bege e do marrom, são boas possibilidades para intercalar.

O objetivo é combinar um estilo clean e a ousadia. Por isso, as cores vibrantes podem ser colocadas nas casas modernas, desde que estejam em pontos focais.

Iluminação

O projeto de iluminação em ambientes com decoração moderna precisa ser bem definido. O aproveitamento da luz natural ao interligar os espaços interno e externo é bastante usado.

Você ainda pode apostar em lustres, luminárias e pendentes — tudo depende do seu orçamento. Eles destacam o ambiente e criam um estilo diferenciado.

Mobiliário e materiais

Os mais utilizados são aço inoxidável cromado, vidro, ferro, couro e madeira. Os móveis costumam ter formatos geométricos. No entanto, lembre-se de que existem alternativas. Para o mobiliário, a reforma e a pintura geram um estilo totalmente diferente. Nos materiais, opte por aqueles que gosta e cabem no seu bolso.

Conheça 7 passos para fazer uma decoração moderna na sua casa

Aplicar esse estilo nos diferentes ambientes de uma casa exige o equilíbrio entre os detalhes citados antes. Como posicioná-los no ambiente? Listamos 7 dicas que ajudarão nos seus projetos. Veja!

1. Use espelhos na decoração

Colocar espelhos é uma forma de dar amplitude ao ambiente e trazer profundidade e luminosidade. Você pode aplicá-los em paredes inteiras ou em lugares menores.

No primeiro caso, você consegue fazer os móveis e itens decorativos se refletirem. Isso provoca uma sensação de maximização, alongamento e continuidade. Por sua vez, os espelhos menores criam efeitos originais.

Nas molduras, opte por acabamentos brilhosos. Além de garantir a elegância, você aproveita a iluminação ao máximo com a combinação de espelho e janela.

2. Adote um painel para colocar a televisão

Usar painéis de TV fixados na parede é funcional, elegante e você encontra opções baratas no mercado, até em lojas de móveis usados. Adote madeira ou MDF durável e resistente, com aspecto marcante. Se o orçamento permitir, coloque uma iluminação embutida para modernizar o ambiente e criar um local aconchegante.

Para complementar, use tapetes e sofás ou puffs. Invista no mix de texturas para criar um ambiente menos monótono e mais sofisticado.

3. Invista nos quadros

São boas alternativas para darem um estilo moderno à decoração. Seja nos quartos, seja nas salas, é possível usar esses recursos de maneiras diferentes.

decoração moderna

Se você quer trazer uma personalizada mais alto astral, invista naqueles com mensagens positivas. Além disso, os quadros com imagens de plantas e elementos da natureza são tendências de decoração e trazem elegância ao ambiente.

Uma dica é criar a ideia em algum programa de edição de imagens — sozinho ou com a ajuda de algum amigo — e imprimir em uma impressora a laser. O resultado fica perfeito e você compra só a moldura.

Ainda existem os quadros continuados, especialmente, com plantas e mar. Você pode usar uma foto tirada e dividir em mais de uma imagem. Essa é uma maneira de dar um novo significado.

4. Coloque uma parede de tijolos à vista ou aparentes

Apostar nessa tendência é trazer um ar moderno à sala de estar. Acredite ou não, o tijolo traz um visual aconchegante e oferece várias possibilidades. Isso porque eles podem ser usados em branco ou serem coloridos, lisos, desnivelados, rústicos, elegantes e mais.

decoração moderna

O melhor é que os tijolos trazem uma sensação de aconchego e encanta a quem vê. Afinal, oferecem textura e combinam com diferentes tipos de móveis. Sua versatilidade é outro benefício. Algumas ideias para utilizar esse recurso são:

  • criar uma parede divisória em tijolo aparente para dividir os ambientes e servir de moldura à TV;
  • usar para combinar com uma decoração industrial, com madeira clara e móveis modernos em preto;
  • colocar no lavabo com louças brancas para fazer um contraste.

Veja se é possível fazer essa modificação já no processo de construção. Caso contrário, será necessário investir mais.

5. Aposte em texturas 3D

Criar efeitos é uma das especialidades das texturas 3D. Para uma decoração moderna, o cuidado é com a escolha de apenas um local para colocar esse efeito para evitar que o ambiente fique sobrecarregado.

A textura requer uma iluminação adequada. Use lâmpadas direcionadas, que enfatizam mais a parede. Dessa forma, você cria um projeto único, com acabamento diferenciado.

Se quiser trabalhar as texturas de outras formas, há possibilidades mais simples. Uma delas são as tintas que aparentam textura de madeira, camurça, mármore, aço etc. Apesar de serem um pouco mais caras, são a alternativa mais barata para criar essa sensação.

6. Jardim vertical

Há muito tempo, os jardins verticais são tendências. No entanto, eles deixaram de ser usados apenas nos ambientes externos e já são adotados nos internos, especialmente nas salas de estar.

Junto à decoração moderna, criam um ar de elegância, que pode se estender para toda a parede ou um local específico. De qualquer forma, chama a atenção e combina bem com o ambiente.

Para montar o seu jardim, é preciso verificar as espécies de plantas mais adaptáveis. Apesar disso, há vários modelos, que foram apresentados nas últimas edições da CASACOR.

Isso porque as plantas são usadas como elementos decorativos modernos. Deixam o ambiente com cor, aconchego e sofisticação.

E nem é preciso investir muito. Usar pallets e até canos de PVC pintados e decorados são boas ideias para ter um bom resultado.

7. Escolha móveis antigos

Parece estranho, mas o uso de móveis antigos é uma possibilidade para trazer modernidade à decoração. Eles trazem um toque retrô que está em alta.

A dica aqui é combinar os elementos antigos aos modernos. O visual fica diferente e mostra bem a personalidade de quem mora na casa.

Aproveite para reutilizar o mobiliário de seus pais, avós e até aqueles que já existem há bastante tempo na sua casa. Com uma reforma, você consegue um estilo totalmente diferente.

Viu como é possível ter uma casa elegante com a aplicação de algumas ideias práticas? Com a decoração moderna, você traz estilo aos ambientes e tem um local único, funcional e com a sua cara!

Gostou de conhecer essas 7 dicas de decoração em estilo moderno? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e mostre as sugestões para outras pessoas!

Posts Relacionados

Nenhum post relacionado até o momento

X

Tire suas dúvidas, agora mesmo!

Preencha seus dados abaixo e escolha como prefere o contato.

Como você deseja realizar o contato neste momento?

ou ligue pra gente:
4020-6868
Horário de atendimento
Segunda à sábado de 07:00 às 21:50. Caso mande uma mensagem fora do horário de atendimento, não se preocupe, entraremos em contato o mais breve possível

Tire suas dúvidas, agora mesmo!

Preencha seus dados abaixo e escolha como prefere o contato.

Como você deseja realizar o contato neste momento?

ou ligue pra gente:
4020-6868
Horário de atendimento
Segunda à sábado de 07:00 às 21:50. Caso mande uma mensagem fora do horário de atendimento, não se preocupe, entraremos em contato o mais breve possível.
x
ChatWhatsapp