Decoração

7 dicas para montar a decoração de sala de TV dos sonhos!

A decoração de sala de TV é uma das mais importantes de casa, afinal, nada mais gostoso do que relaxar assistindo um bom filme ou série no conforto do lar.

Urba
Postado em 05/08/2020 - Atualizado em 30 de setembro de 2020

A decoração de sala de TV é uma das mais importantes de casa, afinal, nada mais gostoso do que relaxar assistindo um bom filme ou série no conforto do lar.

Para conseguir esse espaço aconchegante e ao mesmo tempo funcional, existem várias dicas e inspirações incríveis. O mais importante na hora de decorar é sempre tentar trazer a personalidade dos moradores para o espaço. Isso gera mais identidade e transforma a nossa casa em um verdadeiro lar.

Quer outras ideias para decorar a sua sala de TV? Siga com a gente!

1- Avalie muito bem o espaço

decoração de sala de TV com cozinha integrada
Sala de TV decorada com cozinha integrada

Para começar a decorar, é preciso, primeiro, avaliar o espaço destinado à sala de TV. Ele pode ser um cômodo separado do restante da casa, a própria sala de estar ou ainda integrado a outros ambientes, como a sala de estar e a de jantar unidas.

Analisar isso é fundamental, pois tem total relação com os móveis, as cores e todos os detalhes usados. Para um espaço mais harmônico, é importante que tudo converse bem. As salas integradas, nesse caso, precisam de uma decoração que traga unidade, com detalhes que se repetem nos dois ambientes. Como uma mesma cor que aparece na sala de estar e na de jantar, o uso de um elemento em comum nos móveis, como a madeira, e assim por diante.

Além desses pontos, não se esqueça do básico: meça a sua sala de TV, analise o formato do cômodo, pense na luminosidade (inclusive natural, que pode atrapalhar assistir TV dependendo de onde o eletro ficar) e considere a quantidade de moradores ou de pessoas que vão usar o ambiente.

2- Defina o estilo da decoração de sala de TV

Depois de entender melhor o seu ambiente, é hora de começar a planejar a decoração da sua sala de TV. Isso significa definir o estilo que você deseja no ambiente. Novamente, em espaços integrados, é fundamental que haja sintonia. Isso não significa que toda a sua casa precisa ter o mesmo estilo decorativo, mas é interessante que eles tenham relação.

Por exemplo, o estilo escandinavo, que está em alta, pode combinar muito bem com uma decoração vintage, assim como a decoração moderna pode contar com alguns toques rústicos. Esse balanço, inclusive, ajuda a trazer mais identidade.

Para isso, é fundamental conhecer um pouco mais sobre cada estilo, veja algumas dicas básicas:

  • decoração moderna: é o estilo que valoriza o uso de elementos naturais, com foco na funcionalidade e com a presença de cores neutras e tons terrosos. Já o estilo contemporâneo (que muitas vezes se confunde com o moderno) é o que usa materiais de última geração, por exemplo vidros e metais, além de explorar uma variedade maior de cores;
exemplo de decoração escandinava para sala de TV
Decoração moderna para sala de TV
  • decoração escandinava: é caracterizada pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo, com uma paleta de cores neutras (principalmente branco e tons de cinza e bege) e com a valorização da iluminação natural. A madeira é um elemento bastante presente, assim como detalhes em peles;
decoração de sala de TV ao estilo escandinavo
Decoração escandinava para sala de TV
  • decoração vintage: se caracteriza pelo apreço ao passado, podendo usar peças antigas ou com estética de outras épocas, mas com algum detalhe novo (por exemplo uma cristaleira antiga, porém com cores mais fortes e contemporâneas);
sala de tv com decoração vintage
Decoração vintage para sala de TV
  • decoração rústica: valoriza a "vida no campo", com grande apreço pelos itens naturais, em especial a madeira e os tecidos, como linho, estampas florais e xadrez;
sala de tv com decoração rústica
Decoração rústica para sala de TV
  • decoração industrial/urbana: conceito que nasceu na década de 1950 em Nova York, quando os antigos galpões industriais passaram a ser transformados em charmosos flats. Valoriza a vida urbana, por isso usa materiais como o cimento queimado, tijolinhos, iluminação em trilhos ou com lâmpadas ligadas direto na fiação, janelas e portas amplas e ambientes integrados.
sala de televisão com decoração industrial
Decoração industrial para sala de TV

Além do estilo, considere os itens que são essenciais para você e sua família, como um sofá grande e confortável que comporte bem todos os moradores, um home theater, espaço para receber amigos para uma disputa de videogame e assim por diante.

Essa é a parte mais básica do seu planejamento e auxiliará a tomar as próximas decisões em relação a escolha de mobiliário e cores.

3- Pense na melhor disposição dos móveis e eletrônicos

O principal móvel de uma sala de TV é, sem dúvida, o sofá. Ele precisa ser confortável, estar de acordo com o estilo que você escolheu, comportar todos os moradores e ser compatível com o tamanho do ambiente.

Se a sua sala de TV é pequena, você poderá usar alguns “truques” decorativos. Por exemplo, optar por um sofá sem braços ou mais baixo, que fará com que o espaço pareça mais amplo visualmente, ou ainda preferir modelos de cores claras e neutras e com menos profundidade.

Em geral, os sofás com chaise ou os modelos retráteis são os mais usados nas salas de TV, justamente porque oferecem uma dose maior de conforto, considerando que serão usados por períodos maiores.

Além dos sofá, considere onde a TV ficará. É importante que haja uma distância adequada entre o sofá e o painel ou o rack – essa distância deve ser compatível com o tamanho da tela do televisor. Não deixe a TV em um local com muito reflexo solar – e se essa for a única opção, tente, então, melhorar o conforto visual usando uma cortina.

O painel de TV é um dos modelos mais procurados atualmente, porque ele otimiza espaço, já que o televisor fica na parede. Mas tudo depende do seu estilo decorativo. Se você deseja criar uma sala vintage, por exemplo, que tal usar um belo rack pé palito? Para otimizar o espaço, use um suporte e coloque o televisor na parede, liberando espaço do rack para outros objetos de decoração.

Além desses itens, você poderá incluir outros detalhes na sua sala, como pufes (ótimos para salas pequenas, já que oferecem mais espaço para convidados), tapetes (ajudam a trazer identidade à sala e conforto), cortinas e outros objetos decorativos.

4- Escolha as cores

As cores precisam ser compatíveis com o estilo decorativo e com o tamanho do ambiente. Salas pequenas ficam melhores com cores claras, porque deixam o espaço mais bem iluminado e leve, dando uma sensação de amplitude.

É claro que essa não é uma regra – e se você quiser ousar, poderá optar por uma parede para usar uma tonalidade mais escura ou até um papel de parede com textura.

As salas maiores permitem mais possibilidades de cores. De qualquer forma, tente criar um contraste entre cores de paredes, móveis, acessórios e objetos decorativos.

Vamos supor que você esteja decorando uma sala de TV pequena e use cores claras nas paredes e nos principais móveis, como o sofá. Investir em capas de almofadas coloridas, um tapete estampado ou uma textura para uma parede, ajudará a trazer vida a esse espaço e melhorará o nível de aconchego.

Na hora de combinar as cores, uma dica é usar o círculo cromático. Você poderá combinar as cores complementares, as três cores que formam um triângulo no centro do círculo, fazer uma combinação com cores análogas, usar apenas tons neutros, fazer uma combinação monocromática e assim por diante.

5- Considere o material e a textura dos móveis e objetos

Além das cores, o material e a textura dos móveis e objetos também ajudam a destacar a sua decoração de sala de TV, trazendo mais personalidade. Você poderá combinar texturas e investir em materiais característicos do estilo que escolheu.

Uma ideia muito moderna e atual, por exemplo, é o urban jungle, que tenta trazer a natureza mais para perto do estilo urbano. Para isso, os ambientes contam com a presença da madeira e de muito verde, com vários vasinhos de plantas.

Se você quer criar uma sala no estilo industrial, poderá usar detalhes em aço para trazer essa pegada moderna. O material fica ótimo combinado com móveis em vidro e com texturas confortáveis.

A ideia do contraste é sempre uma boa dica. Pense em alguns móveis ou objetos para destacar com uma textura ou um material diferente. Por exemplo, usando algumas almofadas em linho, para trazer um toque suave e rústico ou uma poltrona com um design moderno e produzida em plástico, para dar um destaque moderno – e assim por diante.

6- Decore as paredes e misture elementos

As paredes são excelentes para contar histórias e ajudar a trazer a personalidade dos moradores. A que fica sobre o sofá, por exemplo, pode receber uma montagem com quadros, pôsteres de filmes, espelhos e outros detalhes.

Você poderá usar quadros que tenham relação com seus hobbies, fotografias de família, frases, trechos de música, fotos de viagem e assim por diante. Uma família que ama animais poderá aproveitar esse cantinho para colocar as fotos dos seus pets, com belas molduras, misturadas a alguns espelhos de tamanhos variados, trazendo identidade e modernidade.

São muitas as possibilidades e é importante sempre tentar traduzir um pouquinho de quem vocês são na personalidade e na decoração do cômodo. Assim será muito mais gostoso passar horas nesse espaço.

7- Solte a criatividade

Apesar das regras de decoração serem importantes, elas não devem cercear a sua criatividade. Procure por inspirações de decoração de sala de TV, mas tente deixar o seu cômodo o mais personalizado possível. Use a internet a seu favor, por exemplo com imagens inspiradoras do Pinterest ou do Instagram. Também vale a pena contar com a ajuda de um profissional especializado, como decoradores e arquitetos.

Você poderá ousar de várias maneiras – e até em pequenos detalhes – com poltronas de design, um tapete estampado, uma parede com quadros, um belo painel de TV em mármore, trilho de luzes, mistura de cores, papel de parede com textura substituindo o painel de TV, almofadas divertidas, enfim. Pense no que funciona para você e traduza tudo isso com móveis, eletros, cores e objetos decorativos.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil pensar na sua decoração de sala de TV? Comente para a gente quais outras dicas de decoração você deseja ver aqui no blog!

Posts Relacionados

Veja dicas para compor e decorar o seu banheiro planejado

Urba
02/01/2020
leia agora

Decoração moderna: casa elegante em 7 passos

Urba
07/10/2019
leia agora
Whatsapp