Decoração

Decoração de quarto de casal: veja quais ideias colocar em prática!

Quem quer construir a própria casa raramente deixa de fora a decoração de quarto de casal.

Urba
Postado em 28/09/2021

Quem quer construir a própria casa raramente deixa de fora a decoração de quarto de casal. Por mais que seja um cômodo que se usa para o descanso, é essencial que ele transmita conforto e aconchego para ter noites de sono tranquilas, bons momentos de leitura e até mesmo novas ideias.

A boa notícia é que você pode decorar da forma que preferir. E que emoção é ver esse cômodo tomando forma aos poucos, não é verdade? Por isso, preparamos este conteúdo com dicas especiais para você.

Veja ideias para ter uma decoração de quarto de casal bonita, funcional e harmoniosa, seja qual for o tamanho do cômodo!

O que incluir na decoração de quarto de casal?

Vamos começar com dicas práticas de móveis e acessórios!

Cabeceira

A cabeceira é um objeto que dá novos ares à sua cama. Existem diferentes modelos, desde os mais simples de madeira aos acolchoados de cetim, suede ou courino. Além de decorar o quarto, ainda preserva o visual de casa nova. Afinal, evita que suje a parede ao encostar a cabeça ou as costas.

Se você quer que a cabeceira ocupe apenas a largura da cama, é importante fazer as medidas corretas e pensar no futuro. Se hoje o casal tem uma cama queen e resolve comprar um modelo king, tenha em mente que será necessário trocar também a cabeceira. Quando possível, é sempre bom deixar espaço para possíveis mudanças.

Para quartos pequenos em que não há espaço para esse tipo de mudança, uma ideia é que a cabeceira ocupe a largura da parede e, de preferência, não seja muito alta. Na parte de cima, um espelho é uma boa pedida. Dessa forma, você amplia o ambiente e o deixa bastante charmoso.

Tapetes e cortinas

Com cores, padrões e texturas diferentes, tapetes e cortinas também ajudam a compor o ambiente. O primeiro pode ser colocado ao lado ou sob a cama (neste caso, em um tamanho que seja por volta de 60 centímetros maior que as extremidades), demarcando os espaços dos móveis, em sobreposição etc.

Já as cortinas dependem da disposição do quarto. Elas podem cobrir toda a parede, ampliando o ambiente, ou ser pouco maiores que o recorte da janela, por exemplo. Os materiais também ficam a seu critério, desde as de tecido às persianas. Os modelos com blackout são excelentes para quem gosta de dormir totalmente no escuro, então, vale considerá-los na escolha.

Mas lembre-se: se alguém no casal tiver alergia a poeira, é importante escolher materiais fáceis de limpar e que não acumulem tanta sujeira. Os modelos felpudos de tapetes são uma sensação no quesito beleza, de fato, só que nada indicados nesses casos. Já as cortinas podem ser de poliéster ou PVC.

Cama posta

Entre as prioridades de muitas pessoas que sonham com a decoração de quarto de casal está aquela cama de hotel, com travesseiros extras e cobertores confortáveis. Com investimentos estratégicos, você consegue tudo isso e ainda dá um upgrade no visual do ambiente.

Um cobreleito branco é uma peça coringa que pode ser combinada com mantas e almofadas de diversas cores, estampas e texturas. Aposte no básico para os lençóis e fronhas dos travesseiros. Depois, deixe a criatividade solta para escolher as composições.

Quadros

Eles podem preencher e personalizar um quarto de diferentes maneiras. Uma das mais comuns é o grande quadro na parede acima da cama, com molduras que combinem com o estilo de decoração. Mas você também terá um bom visual se apostar em uma composição, seja nesse mesmo local ou na parede em que não há janelas.

Se tiver uma escrivaninha no quarto, esse pode ser um bom espaço para os quadros. Só não se esqueça de que, por ser um ambiente de descanso, as imagens precisam transmitir paz e tranquilidade. Muitas pessoas preferem apostar, inclusive, em murais de fotos. Assim, dá para criar um cenário repleto de boas memórias.

Plantas

Muita gente pensa que as plantas só funcionam para a decoração da sala de TV e dos ambientes de convivência da casa. Porém, o quarto do casal também pode ser mais acolhedor com esse toque de natureza. Elas purificam o ar e, em alguns casos, até o deixam mais perfumado.

Entre as melhores escolhas estão: suculentas, avencas, Espada-de-São-Jorge, Lírio-da-Paz, Babosa, hera e lavanda. As plantas artificiais ou secas são uma opção para quem não tem tempo de dar atenção aos cuidados necessários.

Mesas de cabeceira

Estas são peças úteis e versáteis. Abrigam os óculos antes de dormir, celular, velas, porta-joias e muito mais. Em modelos com gavetas, ainda há espaço para livros, cosméticos, remédios e assim por diante. As mesas de cabeceira podem ser tanto integradas à cabeceira quanto soltas.

A escolha das cores é importante para criar um ambiente harmonioso. Para quem gosta de personalização e de colocar as mãos na massa, pode repaginar com lixa, tinta, troca de puxadores e de aparadores. Se tiver peças antigas ou encontrar algumas em conta em lojas de usados, vale a pena reformá-las.

Iluminação

Uma iluminação traz todo um aconchego para o quarto. Prefira tons mais quentes, que são encontrados nas lâmpadas amarelas, para esse ambiente de descanso. Se possível, invista em um foco central de luminosidade, que pode vir de um lustre, luminárias ou pontos de luz, como trilhos de spots.

Algumas ideias para iluminação secundária são ao redor das sancas, em um cortineiro iluminado, abajures na mesa de cabeceira e spots nas laterais da cama. Escolha o formato que mais combina com o estilo de decoração!

Pintura

As cores e texturas podem dar vida e transformar totalmente o quarto do casal. Existem diferentes tendências que ficam excelentes para esse cômodo, como é o caso do cimento queimado. Tons mais fortes também ajudam a alegrar o espaço, principalmente quando dialogam com o jogo de cama.

Mas tenha em mente que cores marcantes podem cansar facilmente a vista. Se você não quer repaginar o quarto com frequência, as paredes brancas são uma boa opção — e dão espaço para explorar as cores nas cortinas, quadros e mais. Por outro lado, desenhos feitos à mão por artistas dão um toque de exclusividade.

Como aproveitar melhor o espaço do quarto e fazer boas escolhas?

Ao ver tantas inspirações de decoração de quarto de casal, é comum ter vontade de incluir tudo no seu planejamento. Mas vale lembrar que, muitas vezes, é preciso realizar adequações considerando o espaço e até de orçamento disponíveis. Portanto, é importante avaliar suas prioridades.

Vamos começar com o espaço. Em muitos projetos modernos, principalmente de apartamentos, a ideia é tornar os cômodos de convivência maiores para receber visitas e passar bons momentos em família, amigos e até mesmo vizinhos. Então, o quarto fica com um tamanho suficiente para abrigar os principais móveis de uso diário, como a cama e armários ou cômodas.

Mas mesmo em quartos pequenos dá para incluir objetos de decoração e móveis funcionais. Um exemplo é a cama com box de baú, que ajuda na organização de cobertores, jogos de lençol, toalhas e outras peças de enxoval. Já as estantes e nichos servem tanto para incluir plantas e livros ao cômodo quanto para dispor os sapatos, dependendo da estrutura.

As limitações de orçamento, por sua vez, podem ser resolvidas de duas formas. A primeira delas é juntar um dinheiro para a decoração do quarto de casal. Também é o mais indicado para não acumular parcelas no cartão — algo importante principalmente para quem está pagando o imóvel dos sonhos.

A outra maneira de contornar a situação é com a criatividade. Muitas peças de decoração podem ser feitas pelas suas próprias mãos, reaproveitando materiais que iriam para o lixo ou dando uma nova cara para objetos antigos. Algumas tiras de madeira e tinta podem se transformar na cabeceira perfeita para o ambiente, por exemplo.

decoração de quarto de casal clean

Em quais estilos se inspirar?

Quer uma decoração moderna e que, mesmo assim, não fuja da essência do casal? Vale entender alguns estilos mais conhecidos no mercado para se inspirar e fazer escolhas práticas, que combinem elementos e sejam harmônicas.

Reforçamos que a ideia não é seguir somente uma linha e desconsiderar o que parece agradável para você e sua família. Pelo contrário: a intenção é dar dicas para entender o seu estilo e facilitar as suas escolhas. Então, vamos lá?

Minimalista

Já ouviu falar na ideia de que "menos é mais"? Esse conceito define bem o estilo minimalista. É ideal para deixar o quarto simples, mas elegante ao mesmo tempo. Isso não quer dizer que é impessoal, sem a essência do casal em cada detalhe. É algo mais fácil de encaixar gostos diferentes.

A cama posta investe em peças lisas, sem ou com poucas estampas ou texturas. Uma combinação de branco, preto, cinza e amadeirado é uma boa aposta. Para dar vida ao ambiente, a iluminação ajuda bastante, assim como adornos úteis e funcionais.

Romântico

Um quarto de casal mais romântico é baseado em cores mais claras e tons pastel. As estampas, principalmente florais, são muito bem-vindas para personalizar o ambiente. Aqui, o estilo de móveis é mais vintage, com detalhes em poltronas, cabeceira de cama, baú e outros.

Para que não fique um quarto feminino demais, cores neutras ajudam bastante. O branco também predomina nesse tipo de decoração, sobretudo na base para a cama posta e em móveis como armários e cômodas.

Já os acessórios podem incluir lustres trabalhados e almofadas felpudas. Lojas de antiguidades são boas apostas para procurar alguns objetos que compõem a decoração.

Boho

Esse estilo trabalha bastante com tecidos com elementos naturais, como é o caso do algodão, couro e linho. Um mix para compor a cama posta funciona bastante nesse caso. Opte por cores mais naturais, como bege, laranja, amarelo, tons terrosos, marsala e branco. Quadros, pinturas ou imagens da natureza também caem muito bem.

Para dar vida ao quarto, peças de macramê são bem-vindas, assim como plantas de tamanhos e formatos diferentes — inclusive as secas são uma boa aposta. Cestos de vime podem servir para decorar e armazenar uma manta que se usa somente para dormir, roupas sujas ou o que for necessário.

Clean

A proposta de cores mais lisas e neutras é bem parecida com o estilo minimalista. Mas aqui há a indicação para adicionar mais detalhes, como almofadas mais texturizadas, baú aos pés da cama, jogos de cobreleito mais completos e assim por diante.

Uma ideia que funciona bem para agregar a personalidade do casal é investir em quadros com fotografias dos melhores momentos. Molduras em branco e a imagem em preto e branco podem ajudar a compor o visual.

Industrial

Esta é uma das ideias mais procuradas nos últimos tempos. Os toques industriais tomaram conta de muitas residências, até mesmo do quarto do casal. Alguns elementos combinados à decoração levam um ar mais despojado e prático. Bons exemplos são paredes de cimento queimado em cinza, móveis na cor preta, prateleiras em aramado, trilhos de spot etc.

Para personalizar o ambiente, vale investir em peças geométricas para a decoração, a exemplo das capas de almofadas. Combinadas com uma cor de destaque, funcionam muito bem.

Uma boa decoração de quarto de casal não precisa ser tão onerosa quanto se imagina. Basta fazer um bom planejamento e escolhas estratégicas de suas prioridades. Além de incluir móveis que caibam perfeitamente no espaço e proporcionem conforto, aposte em objetos funcionais e que personalizem o ambiente com a cara de vocês.

Gostou das nossas ideias de decoração do quarto? Então, continue com a gente para conhecer as dicas para compor o seu banheiro planejado!

Posts Relacionados

Monte um espaço pet com a cara do seu bichinho

Urba
13/10/2021
leia agora

Decoração de cozinha pequena: 8 truques para ampliar a sua!

Urba
14/01/2021
leia agora

7 dicas para montar a decoração de sala de TV dos sonhos!

Urba
05/08/2020
leia agora
Whatsapp