Decoração

Decoração de cozinha pequena: 8 truques para ampliar a sua!

A decoração de cozinha pequena é repleta de possibilidades, especialmente quando temos vários eletroportáteis e objetos para armazenar.

Urba
Postado em 14/01/2021

A decoração de cozinha pequena é repleta de possibilidades, especialmente quando temos vários eletroportáteis e objetos para armazenar.

Mas, a boa notícia é que, com um pouco de cuidado e alguns truques decorativos, é possível otimizar esse ambiente, deixando a cozinha, prática funcional e com a personalidade e o estilo dos moradores.

Aliás, a decoração de cozinha pequena permite transformar esse espaço de maneira personalizada, principalmente porque esse cômodo é um dos mais importantes da nossa casa. Afinal, é na cozinha que reunimos a família e criamos memórias afetivas que carregaremos por toda a vida.

Quer saber como conseguir tudo isso? Descubra neste conteúdo!

Como fazer a decoração de cozinha pequena?

Veja as principais dicas de decoração de cozinha pequena que separamos!

1. Contrate um decorador e se inspire na internet

Por mais que possamos criar a nossa própria decoração, contar com o apoio de um profissional experiente é uma das melhores formas de obtermos um resultado adequado as nossas expectativas e de acordo com as possibilidades do ambiente.

O arquiteto ou decorador avaliará as suas necessidades, os estilos que você mais gosta, o que é preciso armazenar no ambiente e também a metragem e o formato da sua cozinha, propondo um projeto original e funcional.

Para ajudar o profissional a entender o seu estilo, nada melhor do que se inspirar em ideias na internet. O Pinterest é excelente nesse quesito, com imagens de ambientes incríveis e de vários estilos, assim como o Instagram de arquitetos e decoradores.

2. Otimize o espaço disponível

Antes de começar a planejar sua decoração de cozinha pequena, é fundamental avaliar todo o espaço. Assim, você saberá quais são as opções para os eletrodomésticos, área de circulação etc. Quem já tem os eletrodomésticos, deve medir muito bem cada um deles e a área disponível na cozinha, para saber como dispô-los adequadamente, sem interferir no espaço de circulação.

Outra dica é, se possível, preferir os móveis planejados ou modulados. Isso porque eles são os que melhor se adaptam às cozinhas compactas.

No caso dos planejados, como são elaborados sob medida, aproveitando todos os “cantinhos”, além de permitirem uma personalização maior, em termos de espaço interno, prateleiras, gavetas e outros pontos, tornando sua cozinha mais funcional.

Os modulados também são boas escolhas. Eles têm tamanho pré-determinado e você compra as peças separadas e vai montando a sua cozinha. O valor é mais acessível e possível otimizar o espaço útil.

Ainda em relação aos móveis, atente-se para a abertura deles. É importante que, com as portas e gavetas abertas, você ainda consiga circular pela cozinha. Se quiser ter mais espaço livre, invista em portas de correr.

3. Abuse de nichos e prateleiras

Armários são ótimos, mas nichos e prateleiras são um verdadeiro trunfo para decoração de cozinhas compactas. Como eles são abertos (não têm portas) dão uma sensação de amplitude maior e pesam menos visualmente.

Por isso, contribuem bastante com a ideia de que as cozinhas são maiores. Além, é claro, de ajudarem na organização.

Ainda nesse estilo, você poderá investir em ganchos de parede ou de teto para suspender os utensílios de cozinha. Essa ideia é interessante para organizar uma bancada. Quanto mais livre ela estiver, mais ampla a sua cozinha irá parecer.

4. Atente à iluminação

A iluminação é um ponto chave na decoração de cozinha pequena. Caso o ambiente possua janelas, é fundamental utilizar muito bem essa iluminação natural. Por isso, evite colocar armários, prateleiras ou outros itens que cubram as janelas. Deixe-as livres.

Além da iluminação natural, um artificial também deve ser planejada. É muito importante conseguir enxergar bem os alimentos que se está preparando, trazendo funcionalidade.

Assim, invista em um bom projeto de iluminação, abusando das fitas de LED na parte debaixo dos armários aéreos, em prateleiras e até dentro dos nichos, além de apostar em luminárias, pendentes e uma boa iluminação de teto, com lâmpadas brancas.

Caso a sua cozinha tenha balcão, você poderá usar pendentes com luzes amarelas nessa área. Assim, ele ficará mais intimista e aconchegante, adequado para refeições rápidas e confraternizações.

5. Cuidado com o espaço de circulação

O espaço de circulação é um ponto muito importante e que nunca deve ser ignorado na decoração de cozinhas pequenas. O mínimo é que haja 70 centímetros livre para circular, porém com 80 centímetros você se sentirá mais confortável.

Em ambientes pequenos, uma dica interessante é sempre tentar manter os móveis, bancadas, balcões e eletrodomésticos próximos da parede, criando uma área de circulação central.

6. Avalie o uso e a posição dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos devem ser muito bem pensados ​​em uma cozinha compacta. Você deve medi-los antes para decidir o melhor posicionamento.

Avalie, também, a necessidade de tantos eletrodomésticos e de eletroportáteis. Afinal, não haverá muito espaço disponível para o horário de descanso. Antes de adquirir, faça uma lista da sua necessidade e de quais eletros são indispensáveis. Assim será mais fácil planejar o mobiliário e a distribuição desses itens na sua cozinha.

Se você já tem eletros e equipamentos de cozinha, pense em quais são mais importantes e quais podem ser doados. Analise a quantidade, o tamanho e o formato deles, criando espaços de armazenamento adequados.

A dica é sempre prefira por eletrodomésticos que sejam necessários e que façam parte da sua rotina, evitando adquirir itens que não serão usados ​​e apenas ocuparão espaço.

7. Escolha bem as cores da cozinha

Os tons claros são os mais indicados na decoração de cozinha pequena, porque é dar uma sensação maior de amplitude, ao mesmo tempo em que torna o ambiente mais claro e arejado.

Isso não significa que você, obrigatoriamente, precisa ter uma cozinha toda branca, caso esse não seja o seu estilo. Tente caracterizar pela maior parte em tons claros e pincele a decoração com tons mais fortes ou escuros nos detalhes.

Por exemplo, você pode usar armários e pisos em tons claros e alguns tons mais fortes, como vermelho ou amarelo, em determinadas portas de poucos armários ou nos azulejos próximos à pia criando um efeito focal interessante.

Outra dica é investir em superfícies espelhadas, por exemplo para as portas de alguns armários. Isso é uma sensação de que a cozinha é maior. Porém, cuidado com o que será refletido, evitando colocar essas superfícies em locais onde haverá reflexo da luz solar.

8. Considere o formato da sua cozinha pequena

Uma cozinha pequena pode ser de formatos diferentes , como a cozinha em L, cozinha americana, cozinha em U, cozinha corredor, conceito aberto etc. É importante ficar atento ao tipo de cozinha que você tem, para distribuir corretamente os eletrodomésticos e armários, mantendo a circulação adequada.

Para a maioria das cozinhas, o formato triangular é a melhor opção para trazer mais funcionalidade. Nos vértices do triângulo, ficarão posicionadas a geladeira, a pia e o fogão.

No caso das cozinhas corredores, a distribuição linear é a mais adequada, posicionando geladeira, pia e fogão em uma mesma parede (podendo haver um balcão na parede posterior, caso seja uma cozinha americana).

As ilhas de cozinha também podem aparecer em uma cozinha pequena, conforme o formato dela. Em geral, ficam melhores nas cozinhas quadradas ou retangulares.

Como mobiliar uma cozinha pequena com pouco dinheiro?

detalhes da decoração de cozinha pequena com móveis que se adequam aos espaços

Mesmo com um orçamento mais apertado é possível decorar e mobiliar uma cozinha pequena de maneira bonita e funcional. Veja as dicas que separamos:

  • invista em prateleiras e nichos para organizar os utensílios;
  • escolha um ponto de destaque na sua cozinha para dar um charme à decoração, como um revestimento diferente em uma parede, um detalhe colorido na marcenaria, um quadro inspirador etc.;
  • priorizar o básico para ter uma cozinha funcional, como uma boa pia, fogão e geladeira;
  • usar quadros, vasos e outros enfeites ajuda a transmitir a personalidade e o estilo dos moradores, podendo, assim, criar uma decoração moderna , vintage, rústica etc.;
  • invista em soluções no estilo faça você mesmo, como ganchos para pendurar os objetos de cozinha, presentes nos potinhos de tempero e assim por diante;
  • transforme sem reformas, por exemplo apostando no adesivo de azulejos que é fácil de aplicar e dispensar sem quebra-quebra;
  • usar como fitas de LED para dar um destaque na sua iluminação, colocando-a em pontos específicos, como embaixo dos armários ou dentro dos nichos;
  • invista em móveis menores e com rodinhas, como os carrinhos e as fruteiras, que providencie, são mais baratos e podem ser facilmente transportados conforme a necessidade;
  • sempre deixe a sua cozinha bem organizada, assim ela parecer maior, mais ampla e será mais funcional.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil pensar na decoração de cozinha pequena? Aproveite e veja nosso conteúdo com mais ideias e inspirações para uma decoração de sala de TV!

Posts Relacionados

7 dicas para montar a decoração de sala de TV dos sonhos!

Urba
05/08/2020
leia agora

Veja dicas para compor e decorar o seu banheiro planejado

Urba
02/01/2020
leia agora

Decoração moderna: casa elegante em 7 passos

Urba
07/10/2019
leia agora
Recanto das Flores

Lançamento

Whatsapp