Bairro Planejado

Pensando em construir sua própria casa? Veja 5 vantagens importantes dessa modalidade!

Conquistar a casa própria faz parte do sonho de muitos brasileiros.

Urba
Postado em 20/07/2020 - Atualizado em 7 de outubro de 2020

Conquistar a casa própria faz parte do sonho de muitos brasileiros. E isso não é por acaso, afinal é a chance de construir o patrimônio da família e de alcançar mais segurança e estabilidade, principalmente em períodos turbulentos. Mas você sabe por que vale mais a pena construir sua própria casa do que comprar uma já pronta?

Ao optar por essa alternativa, é possível construir um imóvel diferenciado, gastando menos e, o melhor, com os  ambientes personalizados e tudo de acordo com seus sonhos, desejos e estilo de vida.

Quer descobrir outras vantagens de construir sua própria casa? Siga a leitura!

1. Maior personalização

Construir sua própria casa é ter a liberdade para criar um imóvel novo do zero. Isso significa poder personalizar cada cantinho do seu lar, pensando, por exemplo, na quantidade e disposição dos cômodos, no estilo da planta (casa mais moderna, com conceito aberto ou uma casa rústica, por exemplo), na proporção do terreno, no posicionamento em relação à rua e ao sol e, claro, nos itens de lazer.

Se você adora receber amigos e a família em casa, poderá criar um espaço específico para isso, como uma área gourmet integrada com a cozinha ou uma bela churrasqueira. Para quem ama jardinagem ou tem crianças, é possível planejar um jardim incrível ou uma ampla varanda com muito espaço, permitindo que toda a família consiga aproveitar e se desenvolver, conquistando muito mais bem-estar e qualidade de vida. Enfim, são inúmeras as possibilidades – desde a concepção da planta até a escolha dos detalhes dos revestimentos e da decoração.

E a personalização não se prende apenas as questões estéticas. Você também poderá planejar, por exemplo, a quantidade e disposição de tomadas, pensando nos usos que você tem, nos tipos de eletros e outros equipamentos e nos hábitos da sua família, instalar aquecedor a gás ou solar, para oferecer ainda mais conforto aos moradores e assim por diante. A sua nova casa acabará refletindo quem você é e como se relaciona com o mundo, trazendo mais aconchego e muito mais prazer em estar no seu lar.

jovem casal fazendo churrasco na varanda que foi personalizada - um dos benefícios de construir sua propria casa

2. Mais economia

Construir, geralmente, é mais barato do que comprar um imóvel pronto. Pois, quando você constrói tem mais poder de decidir e de negociar com os fornecedores e a mão-de-obra, por exemplo, escolhendo materiais e revestimentos que tenham um valor mais em conta, sem sacrificar a qualidade, ou ainda aproveitando promoções. Tudo isso faz com que os custos gerais se tornem menores.

Além disso, quando um imóvel é revendido, ele precisa gerar lucro tanto para o construtor como para o corretor – e no caso de construir a sua própria casa não existem esses intermediários, apenas na compra do lote.

Outra vantagem é que você poderá planejar a sua casa de maneira mais sustentável, o que, em longo prazo, também lhe trará economia, como meios de reaproveitar a água da chuva, painéis de aquecimento solar, formas de aproveitar melhor a iluminação natural e até pé-direito mais alto. 

Tudo isso se traduz em economia nos próximos anos. Por exemplo, com uma boa iluminação natural e o pé-direito elevado, você consegue deixar a casa mais fresca, usando menos ventilador e ar condicionado e economizando na conta de energia elétrica.

O aquecedor solar também permite essa economia na conta de luz, pois você não precisará usar o chuveiro elétrico e a água da chuva reaproveitada pode ser usada para limpar o quintal e outros pontos da casa, gastando menos no fim do mês. Isso tudo além de ajudar o meio ambiente.

3. Patrimônio para a família

A casa própria é, sem dúvida, um dos principais patrimônios de muitas famílias, pois os imóveis conseguem ter boa valorização e resistem a períodos de crises e incertezas, como o que estamos vivendo.

Essa é a chance de deixar um bem para o seus filhos e de oferecer mais segurança e tranquilidade para eles, além de lhe ajudar a se proteger na velhice, dispensando a preocupação com o aluguel.

Mesmo que seus filhos não queiram morar no imóvel nos próximos anos, eles poderão usá-lo como fonte de renda, por exemplo por meio do aluguel. E ter essa certeza faz toda a diferença, deixando todos mais protegidos.

4. Garantia de qualidade

Quando compramos um imóvel pronto, nem sempre temos certeza de que a construção foi feita com materiais e equipes de qualidade, principalmente nos quesitos de elétrica e hidráulica, que não ficam visíveis, além dos elementos de fundação.

Isso significa que, com o passar dos anos, podemos nos “surpreender” negativamente com problemas que causam dor de cabeça e custos elevados. Mas, se você construiu sua própria casa, as chances de isso ocorrer são muito pequenas. Afinal, foi você mesmo quem decidiu e comprou cada item do seu novo lar, sempre prezando por materiais e mão de obra de qualidade.

Você saberá quais materiais foram usados, onde os canos passam, quais as tomadas indicadas para determinados usos – e assim por diante. Tendo a certeza de que seu imóvel terá uma alta durabilidade.

5. Possibilidade de morar em uma boa localização

A localização é importantíssima para qualquer imóvel – e é o ponto de partida para a construção da sua própria casa. Quando você pretende comprar um imóvel pronto, nem sempre é fácil conciliar os seus desejos em termos de planta e construção com o bairro ideal e é preciso fazer algumas concessões.

Por outro lado, se a ideia é construir, você pode, primeiro, escolher a localização e o bairro e, depois, comprar o lote e começar a planejar a construção. Inclusive, se a intenção é criar um patrimônio para a sua família, optar por um bairro planejado e com boa infraestrutura fará toda a diferença, ajudando a valorizar o seu imóvel e a trazer mais qualidade de vida a toda a sua família.

Por isso, é imprescindível que o terreno esteja em um bairro com total infraestrutura, como rede de esgoto, energia elétrica e água encanada. Além disso, procure por bairros próximos de onde você trabalha ou dos afazeres da sua família, como a escola das crianças.

Os bairros planejados são os mais procurados atualmente. Isso porque eles oferecem uma série de benefícios, como: área comercial e com serviços próxima, espaço de contato com a natureza, área de lazer para as crianças e muitas outras comodidades, que ajudam a valorizar o seu novo imóvel e, claro, que contribuem para trazer mais qualidade de vida e bem-estar a todos os moradores.

Neste conteúdo, você viu que construir sua própria casa traz uma série de vantagens, desde a possibilidade maior de personalização e economia, até a certeza de um imóvel de qualidade e no lugar onde você sempre sonhou.

Mas para transformar esse sonho em realidade, é essencial escolher muito bem o terreno onde sua nova casa será construída. Para lhe ajudar, nós montamos um conteúdo bem completo com as dicas mais importantes para comprar terreno. Confira e dê esse passo importante!

Posts Relacionados

Descubra o que é o financiamento para construção e veja como realizá-lo!

Urba
30/09/2020
leia agora

Quanto custa construir uma casa? Saiba o que incluir nos seus cálculos

Urba
28/04/2020
leia agora

Saiba por que esse é o momento certo de comprar lote para o seu futuro lar 

Urba
09/04/2020
leia agora
Whatsapp