Bairro Planejado

Saiba como comprar um terreno perfeito para construir sua casa dos sonhos

Se você está pensando em comprar terreno, saiba que este é um bom momento, visto que a economia do Brasil está passando por uma fase de ascensão, com a taxa Selic (a taxa mãe dos juros no país), atingindo a menor marca da história: 5,5% em agosto de 2019.

Urba
26/11/2019

Se você está pensando em comprar terreno, saiba que este é um bom momento, visto que a economia do Brasil está passando por uma fase de ascensão, com a taxa Selic (a taxa mãe dos juros no país), atingindo a menor marca da história: 5,5% em agosto de 2019.

Para quem deseja investir em imóveis, essa é uma excelente notícia, afinal, significa que os juros para financiamentos e parcelamentos também estão menores.

Além disso, o governo está liberando incentivos econômicos, como o PIS e o FGTS, para impulsionar a economia. Então, se a ideia é comprar terreno para depois construir a casa própria dos seus sonhos, esse é o momento.

Quer entender melhor por que investir na compra de um terreno? Continue a leitura!

Comprar terreno: por que essa é uma boa ideia?

Investir em um terreno é o primeiro passo para a realização do sonho da casa própria. Ao adquiri-lo, você poderá começar a construir seu lar do jeito que planeja para que sua família possa ter uma boa qualidade de vida. Veja abaixo alguns dos motivos que tornam essa uma decisão sábia.

Valorização do local

Ao comprar um terreno, com o tempo ele poderá se valorizar a medida que novas construções, como lojas e outros comércios, surgirem em seu entorno. Por isso, uma boa ideia é investir em regiões que são vetores de crescimento, ou seja, apostas para o futuro. Geralmente são bairros planejados, já com áreas comerciais, e muito potencial de crescimento e de valorização.

Isso significa que, se mais tarde, você precisar se desfazer desse bem, poderá receber um valor muito maior do que a quantidade paga com o terreno e investida na construção. E essa casa ainda integrará o patrimônio da sua família.

Além dessa vantagem, ao investir todo mês na compra do lote, você fará uma espécie de poupança, pois deixará de gastar o dinheiro de forma não planejada para dar início ao seu sonho da casa própria.

Facilidade de pagamento

As empresas de loteamentos trabalham com diversas formas de pagamento. Isso facilita na hora de pagar o seu terreno, pois você poderá escolher o valor das parcelas que melhor cabem no seu bolso. 

Assim, é possível dar uma entrada, parcelar a longo prazo e contar com as facilidades de financiamento. Para isso, é só analisar os planos de pagamento disponíveis e escolher aquele que funcione melhor dentro da sua realidade financeira.

No caso de financiamentos, eles podem ser feitos diretamente pelos bancos ou pela loteadora, sendo essa última, a que conta com menos burocracia.

É mais barato que uma casa pronta

Ao comprar um terreno você estará investindo no seu futuro e também ajudando o seu bolso. Afinal, é muito mais barato você comprar um lote e construir a sua casa do que comprar um imóvel já pronto.

Além disso, você poderá personalizá-lo da maneira que desejar, enquanto uma casa já construída, para se adequar aos seus desejos e vontades, terá de passar por reformas, que podem acabar encarecendo a compra.

Possibilidade de construir a casa dos sonhos

Falamos até agora que comprar um terreno possibilita a construção da casa dos sonhos. E isso é muito relevante para a satisfação pessoal e da família, pois essa casa terá o seu estilo, o seu gosto, cômodos que você considera essenciais e formato e cores que trazem bem-estar. 

A concretização de um sonho proporciona muitos benefícios, principalmente depois que você conclui a casa e pode desfrutar de cada cantinho dela. Afinal, tudo foi planejado da maneira que sempre quis, na casa que sempre sonhou em morar.

O que considerar na hora de escolher o terreno?

Até agora vimos os motivos pelos quais é vantajoso comprar terreno. Mas o que será preciso avaliar para realizar uma compra acertada e que traga todos esses benefícios? Confira abaixo!

Crescimento econômico da região

Certas áreas da cidade já são um centro econômico firmado há tempo, mas há outras que podem despontar como um novo vetor de crescimento da cidade. Por isso, é preciso ter um olhar mais crítico, de modo a identificar quais são essas novas regiões de desenvolvimento.

Comprando um terreno quando o loteamento ainda está começando, é possível garantir preços mais baixos. Conforme o bairro começar a crescer e se desenvolver, você terá um bem muito mais valorizado. 

Além disso, com a instalação de um loteamento, a região passará por um processo de desenvolvimento, com o surgimento de mais comércios, abertura de novas ruas e toda uma infraestrutura para suportar o aumento na quantidade de moradores.

Itens básicos de um loteamento

Basicamente, um loteamento precisa oferecer aos moradores: energia elétrica, rede de esgoto, asfalto e água potável encanada. Mas, atualmente, as construtoras estão indo muito além desses itens, considerando também o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

Por isso, não é incomum encontrarmos loteamentos completos, com paisagismo, área verde, espaços para caminhadas, área gourmet e toda uma estrutura para viver bem, com mais facilidades e atrativos do que uma casa na rua, por exemplo.

Então, sempre verifique se esses itens básicos são fornecidos no lote e no bairro que você quer comprar terreno e os atrativos adicionais oferecidos pelos loteamentos.

Bairro com boa infraestrutura

Já falamos um pouco que ao comprar um terreno é preciso pensar sobre como é o entorno dele. Então, além do terreno, informe-se se há planos para criação de comércio no local ou ao redor do bairro. Além disso, confira quais são as opções de lazer disponíveis. 

Esses itens são importantes, pois ao ter sua casa própria, também precisará fazer compras, passear com a família, ou seja, terá necessidades básicas para serem atendidas. Com seu bairro oferecendo todas elas, sua família ficará mais feliz, as crianças poderão se divertir e você terá mais contato com a natureza, coisas que não são tão simples quando se mora em um apartamento, por exemplo.

Avalie, ainda, como é a segurança na área, presença de transporte público, proximidade com escolas, hospitais e postos de saúde, entre outros.

Registro do loteamento

Por último, é importante pegar o registro do loteamento e conferi-lo no cartório de imóveis. Assim, você terá certeza de que o terreno está dentro da lei e não é fruto de uma ocupação irregular. 

Como escolher a empresa certa para comprar terreno?

A primeira coisa a se fazer quando se está buscando a melhor empresa para comprar terreno é pesquisar sobre ela. Busque por depoimentos de outros clientes para saber se ela é confiável e se foi um bom negócio.

Se estiver tudo certo, verifique as condições de pagamento oferecidas, se as entregas foram feitas dentro do prazo, o tamanho da empresa em si, quais foram os outros loteamentos construídos e qual é o nível de segurança da compra.

A partir disso, faça uma lista das principais empresas e, se possível, visite pessoalmente o local do empreendimento. Esse é um passo importante para analisar todos os pontos que citamos no tópico anterior, além de ter a oportunidade de conversar pessoalmente com os vendedores, tirando outras dúvidas eventuais que possam surgir.

Lembre-se que uma empresa séria estará sempre disposta a lhe orientar e não terá nada a esconder durante as negociações.

Neste conteúdo, você viu que comprar terreno é uma ótima maneira de realizar o sonho da casa própria, gastando menos e ainda podendo construir um imóvel totalmente planejado e adequado as suas necessidades. Mas, é claro, sempre deve-se considerar alguns cuidados básicos, escolhendo um bom loteamento e uma região com potencial de crescimento.

Gostou das nossas dicas e orientações? Está pensando em comprar um terreno para construir a sua casa própria? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Posts Relacionados

Por que optar por um bairro planejado pela Urba?

Urba
10/10/2019
leia agora
ChatWhatsapp