Gestão de Negócios

Como montar um ponto de venda atrativo? Descubra!

O ponto de venda pode ser o primeiro contato do seu público com a marca e seus produtos.

Urba
Postado em 20/05/2022

O ponto de venda pode ser o primeiro contato do seu público com a marca e seus produtos. Saiba como torná-lo mais atrativo e ter sucesso nos negócios!

O ponto de venda (PDV) é essencial para o negócio, uma vez que muitas vezes oferece o primeiro contato dos clientes com os produtos. Muito mais do que uma loja, é um espaço de exposição capaz de influenciar a decisão de compra do público. Por isso, deixá-lo ainda mais atrativo é um investimento de sucesso.

Neste conteúdo, veremos dicas sobre o que fazer para ter um ponto de venda atrativo. Porém, vale lembrar que algumas métricas precisam constar no seu planejamento para que seu PDV atraia os clientes e seja 'vendável'. Entre elas, estão o fluxo de pessoas nas áreas demarcadas e o comportamento do público em relação ao local.

O perfil do negócio e o estilo da marca devem fazer parte desse planejamento — a fim de manter uma comunicação fluida entre as propostas de venda e a forma como os produtos são expostos. Vale reforçar que, uma vez montado, o PDV não deve ser imutável, já que o consumidor espera inovação.

Com esses detalhes em mente, veja como começar a montar um ponto de venda atrativo!

Escolha bem o ponto comercial

Ter um ponto de venda comercial em lugares de alta movimentação de pessoas é uma ideia interessante, mas o alto custo dos alugueis pode tornar a estratégia inviável. Se o planejamento financeiro não inclui a compra ou a construção do espaço, pelo menos por enquanto, é bom escolher sabiamente o local.

Procure um lugar que atenda às suas necessidades tanto de exposição quanto de estoque e, de preferência, que não exija muitos gastos na renovação. Afinal, uma boa decoração é um grande diferencial para atrair consumidores — e apostar nas mudanças constantes faz parte. Já pensou seu cliente ter contato com inovações a cada vez que entrar em seu ponto de venda?

Trabalhe padrões e inovações

O marketing visual é um poderoso aliado de pontos de venda, pois se torna um incentivo a mais na criação de interesse no consumidor. E ele tem tudo a ver com a criação de padrões de formas e cores na exposição dos produtos. Elas devem ser coerentes com a sua marca para surtir o efeito desejado.

As estantes de exposição podem ter formatos diferentes, desde que dialoguem entre si. De preferência, os produtos devem estar ao alcance dos olhos do cliente, de modo que seja confortável observar a variedade pelo tempo que for necessário. Muita informação em um mesmo espaço causa confusão ou repulsa, então, é um cuidado a se tomar.

Faça uma rotação dos produtos

Como o giro do estoque é importante, e algumas mercadorias são mais difíceis de sair, é possível investir em hot spots. Eles são aqueles pontos de destaque da loja, que chamam a atenção dos consumidores e, consequentemente, geram maior interesse nos produtos. Colocá-los à vista do público é essencial para que tenham saída.

Uma vez colocados em determinado local, os produtos não devem ficar ali para sempre. Como o ponto de venda é uma fonte rica para coleta de dados, analise o comportamento de seus clientes em relação à disposição das mercadorias expostas. Faça mudanças constantes e promova a renovação do ambiente — aliando-as a alterações na decoração também.

Invista na iluminação

A iluminação sobre os produtos é outra forma de destacá-los, chamando a atenção dos consumidores para tudo que está exposto. Pontos de venda com baixa luminosidade ou com lâmpadas erradas podem colocar todo o esforço a perder. É o caso de espaços amplos com luz quente.

Optar por iluminação fria, com lâmpadas fluorescentes, é uma boa aposta, já que clareiam o ambiente todo. Mas, para complementar, é possível utilizar contrastes, sombras e outros efeitos de luz. A difusa, por exemplo, aproveita luminárias e outros materiais para criar um clima agradável.

Só tenha cuidado com os efeitos de luz para que não alterem a cor dos produtos. Afinal, seu cliente não quer chegar em casa e perceber que a mercadoria está diferente do que ele imaginava, concorda? A experiência do consumidor durante e após a visita ao ponto de venda faz parte do processo de fidelização — que o convence a retornar em outras oportunidades.

Tenha uma equipe preparada

Falamos em experiência do consumidor, e essa deve ser a principal motivação para investir no ponto de venda atrativo. O atendimento é grande parte dessa satisfação do cliente. Não é à toa que grande parte do público não se importa em pagar mais caro por um produto, desde que tenha a melhor experiência com a compra — 51,2% deles, segundo pesquisa do Reclame AQUI.

Nesse sentido, uma equipe bem treinada e preparada para solucionar dúvidas faz toda a diferença. De nada adianta um PDV decorado, tecnológico e instagramável se os clientes não quiserem retornar depois — ou, pior, nem mesmo concluírem a compra por falta de atendimento.

Além dos treinamentos, é importante mostrar aos colaboradores o quanto são valorizados. Dessa forma, vão investir todos os seus esforços na mesma direção do negócio, em prol da satisfação do consumidor. Inclusive, a atuação deles no pós-venda faz diferença para fidelizar o público.

Outro diferencial que torna o ponto de venda atrativo é a possibilidade de resolver possíveis problemas e dúvidas rapidamente — além de visualizar um produto que o consumidor tenha visto no site ou rede social. Reforce essas vantagens a partir do atendimento prestativo e encantador.

Com as dicas deste conteúdo, você entendeu como montar um ponto de venda atrativo. Mas lembre-se de expressar a essência do negócio, tanto na disposição de produtos quanto na escolha da decoração. Uma experiência do cliente completa passa por esses aspectos visuais também, mas planeje o atendimento como um todo.

Sabe o que colabora igualmente para um ponto de venda de arrasar? A primeira impressão que seu cliente tem com a loja. Venha descobrir como fazer uma fachada atraente!

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