Decoração

Veja dicas para compor e decorar o seu banheiro planejado

Morar na casa própria é o sonho de muitos brasileiros.

Urba
Postado em 02/01/2020 - Atualizado em 27 de maio de 2020

Morar na casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Essa é uma maneira de deixar de pagar aluguel e viver em um imóvel seu, pensado e planejado para as necessidades, sonhos e desejos da sua família. Por isso, planejar todos os ambientes e itens de decoração ajuda a personalizar ainda mais o espaço.

Quando pensamos em casa planejada é comum lembrarmos apenas dos quartos, da cozinha e da sala - e acabar nos esquecendo do banheiro. Um banheiro planejado proporciona um dia a dia muito mais funcional e confortável.

Sendo assim, comece pelo macro, que é planejar a casa, e depois vá para o micro, que é planejar cada cômodo. Quer saber mais sobre como planejar a sua casa e também os banheiros? Continue a leitura!

Por que ter uma casa planejada?

Primeiro, é importante destacarmos que planejar um ambiente ou a sua casa é diferente de só decorar. Planejar envolve decidir o tamanho dos cômodos, o estilo dos móveis, a disposição de cada móvel e objeto, as cores, a luz e, por fim, a decoração.

Assim, planejar é algo maior, que envolve uma série de decisões baseadas nos desejos e sonhos da sua família, mas também na praticidade e funcionalidade do dia dia. Essa é uma maneira de garantir que a sua casa dos sonhos sairá do papel.

Ter uma casa planejada proporciona muitos benefícios. Afinal, ela já terá o toque da sua personalidade desde a construção da estrutura até o último objeto decorativo. Assim, será possível incluir tudo o que viu nas revistas, na TV ou na casa da amiga. Claro, com um toque de harmonia para que todos os itens façam sentido juntos.

A seguir, veremos quais são os benefícios de planejar o seu lar, desde a casa até em qual bairro ele ficará.

Melhor aproveitamento de espaço

O planejamento permite aproveitar melhor os espaços da casa. Assim, é possível adaptar os móveis e decorações, mantendo a funcionalidade e sem deixar de ter um lar confortável no qual a família se sinta acolhida.

É importante que os móveis sejam pensados com carinho e de acordo com o estilo dos moradores. Além disso, vale se atentar à altura, profundidade e a largura, para que possibilitem a mobilidade dentro dos cômodos, estejam proporcionais ao espaço e garantam mais conforto.

É interessante verificar, por exemplo, o número de armários necessários para guardar as louças na cozinha, se a sala comportará a estante ideal para o tamanho da TV e combinará com o restante dos móveis, entre outros.

Com um melhor aproveitamento de espaço, há mais conforto, não se tem a sensação de que há muitos móveis atrapalhando a circulação e a família pode curtir o lar do jeito que imaginou.

Disposição única

Seguindo o que foi falado anteriormente, ao pensar na sua casa como um lugar em que você e sua família vão criar juntos as melhores memórias da vida - e observando as necessidades de cada um - você irá planejar um lar diferente de qualquer outro. Afinal, as pessoas são únicas e as suas necessidades também.

Então, você e sua família devem decidir quantos quartos serão feitos, como será a cozinha e a sala, onde ficará a área de serviço e se terá mais algum cômodo, como oficina para as ferramentas, garagem ou despensa, por exemplo.

Dessa forma, seu lar atenderá aos desejos da sua família. Além disso, a composição de móveis, com cores e texturas, trarão vida à casa, refletindo a personalidade dos moradores e transformando um imóvel em um verdadeiro lar.

Mais funcionalidade

Uma casa planejada é mais funcional, pois você vai se deslocar com facilidade, ter o que mais utiliza à disposição no dia a dia e sentir o conforto de um ambiente decorado. Isso proporciona paz de espírito e você se sentirá feliz por ter uma casa que foi feita para as suas necessidades.

Além disso, os detalhes vão estar de acordo com o seu gosto, em um ambiente funcional, que traz mais praticidade à sua rotina. 

Bem-estar

Ser funcional, único e ter um bom aproveitamento de espaço são benefícios de uma casa bem planejada, mas é preciso que você e sua família estejam confortáveis morando nela. Ela precisa ser vista como um lar, onde vocês passarão os melhores momentos das suas vidas.

Por isso, uma casa planejada também proporciona bem-estar, ao ter as cores que sua família gosta, a decoração que transmite a sua personalidade, a luz natural que ilumina o interior dos ambientes e a luz artificial que proporciona aconchego à noite.

Todos esses benefícios que citamos até agora também valem para um banheiro planejado, afinal ele faz parte da casa. Então, é importante não esquecer do banheiro e planejá-lo bem. A seguir, daremos algumas dicas de decoração para o seu banheiro. Assim, ele ficará mais aconchegante e terá tudo o que é essencial.

Dicas para um banheiro planejado

Não sabe como fazer um banheiro planejado e nem como decorá-lo? Confira nossas dicas!

Use móveis sob medida

Só você sabe os objetos que quer guardar no banheiro planejado e, assim, o tamanho e tipo de móvel que precisará para isso. Já que este será seu tão sonhado lar, é essencial que tudo tenha seu devido lugar e não fique faltando espaço para guardar toalhas, papel higiênico e produtos de higiene e beleza, por exemplo.

Então, pense no gabinete da pia, você quer que ele seja feito só de portas, só de gavetas ou uma união dessas duas estruturas? Quer um espelho grande? Prefere armários aéreos? Deseja ter mais algum móvel no banheiro para guardar outros objetos?

E, claro, não se esqueça das medidas, garantindo que haverá espaço suficiente para circulação e para guardar todos os itens fundamentais dos moradores.

Invista em espelhos

Os espelhos são ótimos aliados da decoração e também podem aparecer no banheiro planejado, dando a sensação de que o ambiente é mais amplo. Você poderá usar, por exemplo, um espelho grande em uma área de destaque do banheiro, como sobre a pia.

Outra forma de fazer o banheiro parecer mais amplo é com o uso de armários que se estendem horizontalmente e com portas que fecham por pressão. As portas espelhadas são ótimos truques para trazer mais amplitude e requinte.

Utilize caixa acoplada

banheiro planejado

Seu banheiro planejado é pequeno? Então utilize as paredes a seu favor. A caixa de descarga do vaso sanitário, por exemplo, pode ser acoplada na parede. Assim, você ganha um espaço de 20 a 30 centímetros na frente do vaso. 

Outro benefício é a economia de água. Isso porque, uma caixa comum gasta 30 litros de água por descarga, enquanto a caixa acoplada gasta de 3 a 5 litros.

Use nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras estão em alta nos banheiros planejados. Além de opções modernas, esses itens ajudam a otimizar o espaço. Como eles não têm portas dão uma sensação de amplitude maior.

E nesses nichos você poderá organizar vários itens, além de dispor objetos de decoração, como pequenos vasos, velas aromáticas e outros.

Os nichos podem ser usados dentro do box para guardar sabonete, xampu e cremes. Ou ainda é possível usá-los na parede sobre o vaso, dependendo da disposição do seu cômodo.

Atente-se à iluminação

Qualquer projeto decorativo precisa considerar a iluminação, já que é ela que deixará o ambiente aconchegante e funcional.

Além da iluminação no teto, invista em pendentes sobre a bancada da pia com uma luz amarela. Assim, elas iluminam pontos específicos e podem servir como luz baixa para tomar um banho relaxante. 

Fique atento também em relação aos revestimentos, já que dependendo da cor e do material eles poderão refletir a luz de uma maneira diferente.

Escolha bons revestimentos

O revestimento é um item primordial no banheiro planejado e precisa de atenção redobrada. Para o piso, pense em uma opção antiderrapante, principalmente na área do box, evitando acidentes.

Nas paredes, é possível usar uma série de ideias, como pastilhas de vidro, metrô white, azulejos hexagonais, espinha de peixe, ladrilhos hidráulicos e muitos outros.

Os porcelanatos que imitam madeira também estão em alta, trazendo um toque de sofisticação e conforto. Além daqueles que recriam as pedras. Essa é uma opção interessante para quem deseja economizar, ter um visual bacana e ainda mais facilidade na limpeza diária.

Os revestimentos precisam deixar o banheiro aconchegante, bem iluminado, seguro e com a personalidade dos moradores.

Não se esqueça de finalizar sua decoração com outros detalhes, como a escolha da cuba, das louças, dos metais, do chuveiro e dos objetos de decoração (até os tecidos das toalhas ajudam a criar um visual único ao espaço).

Um banheiro planejado, assim como o restante da casa planejada, faz parte de um lar dos sonhos. Então, dedique atenção a essa parte e coloque no papel todos os seus desejos. 

Gostou das nossas dicas para ter um banheiro planejado e uma casa planejada? Assine a nossa newsletter e receba sempre as novidades aqui do blog!

Posts Relacionados

7 dicas para montar a decoração de sala de TV dos sonhos!

Urba
05/08/2020
leia agora

Decoração moderna: casa elegante em 7 passos

Urba
07/10/2019
leia agora
Whatsapp