Bairro Planejado

Por que optar por um bairro planejado pela Urba?

Você quer conquistar o sonho da casa própria para morar com sua família e ter mais tranquilidade? Ou tem o desejo de empreender e busca o ponto comercial certo? Os dois objetivos são obtidos ao construir o seu imóvel em um bairro planejado.

Urba
Postado em 10/10/2019 - Atualizado em 19 de outubro de 2020

Um bom bairro planejado pode te proporcionar qualidade de vida já que possui toda estrutura que você e sua família precisam, além de ter localização estratégica e áreas de lazer. 

E o que você busca em um bairro planejado?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Você quer conquistar o sonho da casa própria para morar com sua família e ter mais tranquilidade? Ou tem o desejo de empreender e busca o ponto comercial certo? Os dois objetivos são obtidos ao construir o seu imóvel em um bairro planejado.

Diferentemente dos locais tradicionais, os bairros planejados têm como vantagens oferecer melhor qualidade de vida e comodidade, pois você poderá morar, divertir-se e ter acesso a vários serviços dentro do próprio bairro. Projetado por especialistas, esses bairros focam em trazer mais facilidade ao dia a dia dos moradores por meio de uma infraestrutura completa em uma área estratégica da sua cidade.

Gostou desses benefícios? Explicamos todos eles neste artigo. Siga a leitura e entenda o que é um bairro planejado e quais as vantagens oferecidas pela Urba.

O que é um bairro planejado?

Um bairro planejado é aquele que oferece infraestrutura adequada ao perfil dos moradores, construído a partir de um projeto urbanístico com detalhamento das ruas, espaços destinados aos imóveis residenciais e comerciais, espaços de lazer, áreas verdes e outros atrativos.

A principal diferença entre um bairro planejado e um tradicional é que o planejado é pensado do zero e desenvolvido por agentes públicos ou empresas do setor imobiliário antes da ocupação. Assim, todos os itens presentes são pensados de forma a trazer mais facilidades às pessoas que residem ali, diminuir o impacto ambiental e aumentar a qualidade de vida de todos.

Dessa maneira, a principal ideia de um bairro planejado é formar uma centralidade reduzindo a necessidade de deslocamento diário até outros locais da cidade. Para isso, o bairro reúne, em um só lugar, áreas residenciais, comerciais, empresariais e também espaços de convivência, lazer e contato com a natureza.

Os benefícios são inúmeros, tanto para os moradores, que contam com muito mais qualidade de vida, como para todo o município, que ganha um polo gerador de empregos, mais estruturas de lazer e áreas verdes e vantagens que se estendem até os bairros adjacentes.

Essa é uma estratégia de ocupação que tem sido amplamente usada pelo urbanismo moderno, aumentando a densidade local, estimulando o comércio e a economia e ainda facilitando a mobilidade e a qualidade de vida, usando soluções que trazem mais sustentabilidade.

Bairro planejado e condomínio fechado: quais as diferenças?

É importante explicarmos que bairro planejado e condomínio fechado não são sinônimos. Na verdade, o conceito de loteamento planejado é muito mais amplo, porque envolve uma solução urbanística que contemple todos os moradores e também as adjacências, sendo um ponto positivo para toda a cidade.

Isso porque o bairro planejado não tem muros e nem portaria barrando a entrada das pessoas e dividindo o espaço entre público e privado. As áreas de lazer, os espaços de convivência e os pontos verdes podem ser usados por todos dos munícipio, sendo, portanto, um benefício para os moradores dos bairros próximos.

Em um condomínio fechado, ainda que haja também estruturas de lazer e áreas verdes, elas apenas estão disponíveis para os moradores, que pagam uma taxa mensal para poderem usufruir dessas áreas.

Já os bairros planejados são públicos e todos que moram na cidade podem se divertir nas praças, brincar nos playgrounds, jogar nas quadras e comprar nos comércios e serviços localizados na região. Assim, esses bairros contribuem de uma maneira mais ampla para a qualidade de vida de todos os moradores da cidade e não para apenas uma parcela, segregando os demais, como ocorre com os condomínios fechados.

Quais as vantagens do bairro planejado?

São inúmeras as vantagens que um bairro planejado oferece, tanto aos moradores como a toda a comunidade do entorno e a cidade, de uma forma geral. Vamos ver algumas delas em detalhes?

1. Localização diferenciada

Morar em um local pensado e criado para trazer mais facilidade ao seu dia a dia é, sem dúvida, um diferencial importante. Isso porque você terá, a poucas quadras de casa, acesso a comércio e serviços, facilitando a sua rotina, além de uma ampla estrutura de lazer e área verde.

Além disso, na grande maioria das vezes, esses bairros ficam em localizações estratégicas, nos vetores de crescimento e desenvolvimento da cidade.

2. Infraestrutura completa

Rede de água, esgoto, energia elétrica, paisagismo, mobiliário urbano e vias 100% asfaltadas são alguns dos itens que você encontrará em um bairro planejado. Além disso, há espaços destinados a convivência e lazer, comércio e serviços, áreas verdes e terrenos residenciais e até comerciais.

Assim, o bairro planejado é uma alternativa interessante tanto para quem quer morar bem, como para quem deseja investir em um novo empreendimento, em um local com grande potencial de crescimento e valorização.

3. Variedade de opções de lazer

ambiente verde externo com playground para crianças em um bairro planejado

Morar bem não significa apenas estar em um local estratégico da cidade, mas também ter opções de lazer próximas de casa, justamente o que um bairro planejado oferece.

Nesses locais, você encontrará praças, quadras, trilhas para corrida e caminhada, playgrounds, espaço fitness, horta, pomar, espaço pet, entre outros. A depender do projeto, há ainda itens de lazer com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, ampliando o acesso ao lazer à todos. Esses locais permitem as crianças se desenvolverem e fazerem amizades, os adultos se exercitarem e toda a família aproveitar melhor o tempo livre.

4. Contato com a natureza

Viver próximo da natureza é essencial quando falamos em qualidade de vida. Pesquisadores da área de urbanismo já notaram que a presença da área verde melhora o bem-estar dos moradores, pois oferece mais conforto térmico, redução da poluição e dos ruídos e até é capaz de amenizar o estresse e a ansiedade.

Além disso, essas áreas oferecem mais possibilidades de lazer, de práticas esportivas e de convívio social, extremamente importantes para a ampliação da qualidade de vida. Isso sem falar da conexão com a natureza, já que os bairros oferecem ampla área verde com preservação e cuidado com a fauna e flora local, como com o plantio de mudas.

5. Oportunidades de negócios

Os bairros planejados contam com espaços específicos para a moradia e também para a abertura de negócios, como comércios, serviços e indústrias. Por exemplo: supermercados, padarias, salões de beleza, pet shops etc.

Quem deseja abrir uma empresa nesses loteamentos conta com muitas vantagens. A primeira, claro, é a infraestrutura planejada e adequada para que o seu novo negócio se estabeleça e funcione da melhor maneira possível.

A segunda é o grande potencial de clientes, considerando os moradores do próprio bairro e das adjacências que precisam de comércios e serviços básicos para o seu dia a dia. Por exemplo, no bairro Bem Viver Campos, em Campos dos Goytacazes, haverá a possibilidade de vender para mais de 4.200 pessoas, além da vizinhança. 

6. Mais sustentabilidade

Como o bairro planejado é totalmente projetado e parte do zero, há uma preocupação mais forte com a sustentabilidade. Assim, em geral, são usados materiais mais sustentáveis e há otimização dos recursos naturais, além do incentivo ao consumo consciente de energia.

A preocupação com a natureza também está presente nas áreas verdes localizadas nesses bairros projetados. Esses locais favorecem o contato dos moradores com a natureza, aumentando a qualidade de vida e a sensação de bem-estar.

7. Melhora na convivência

A sensação de pertencimento a uma comunidade é um dos pontos positivos mais interessantes de se viver em um bairro planejado. Isso porque tudo é pensado de forma a facilitar a interação social dos moradores, especialmente graças à presença das áreas comuns.

Assim, as crianças são estimuladas a brincarem juntas e os adultos a conhecerem seus vizinhos, criando amizades e vínculos importantes. Tudo é trabalhado em conjunto como uma maneira de o empreendimento funcionar como se fosse uma "mini" cidade.

8. Projetado por especialistas

Um bairro planejado é projetado por equipes especializadas em arquitetura e urbanismo, com anos de experiência no setor e capazes de oferecer aos moradores o que há de melhor e mais moderno na área.

Isso significa criar não apenas um loteamento bem localizado, mas um espaço totalmente pensado para que as pessoas sintam-se bem, consigam viver com mais qualidade de vida, estar próximas de comércios e serviços e possam se deslocar rapidamente para outros locais da cidade, por meio da proximidade com vias expressas.

Esses pontos são refletidos em todos os detalhes, até mesmo no trânsito dentro do bairro. As vias são mais largas e projetadas para serem de fácil acesso, garantindo, dessa forma, o fluxo adequado de veículos e, sobretudo, priorizando uma circulação segura dos pedestres.

Bairro planejado e smarts cities: como estão relacionados?

O conceito de smart cities, ou cidades inteligentes, está em alta no urbanismo mundial – e não é diferente no Brasil. Basicamente, a ideia é planejar os espaços antes da ocupação. Assim, é possível criar diferentes soluções inteligentes que visem reduzir o nosso impacto ambiental e, claro, melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Uma cidade inteligente é elaborada de maneira integrada e trabalhada para que todos consigam usufruir melhor dos serviços públicos e de toda a estrutura do município.

Muitos acreditam que as smart cities têm apenas relação com a tecnologia. Na verdade, a tecnologia é o meio e não o fim. Ou seja, é a partir das inovações que se consegue criar espaços que proporcionem mais qualidade de vida e que sejam criados da maneira mais sustentável possível.

Existem inovações variadas que podem ser aplicadas a uma cidade planejada. Desde aplicativos que conectam todos os serviços urbanos, até soluções mais simples, como fibra óptica e rede elétrica subterrânea ou sistemas de melhor aproveitamento da água.

A ideia é utilizar as soluções tecnológicas para resolver problemas, oferecendo aos moradores maior mobilidade urbana, segurança, serviços eficientes e, claro, mais bem-estar e qualidade de vida. Ao invés de passar horas no trânsito, por exemplo, os moradores de uma smart city conseguem acessar rapidamente qualquer ponto por meio de transportes públicos eficientes ou usando uma bicicleta, pois toda a cidade pode ser interligada por ciclovias seguras e adequadas.

Exemplos

Alguns exemplos de cidades inteligentes são:

  • Songdo, na Coréia do Sul: cidade planejada pensando totalmente na tecnologia e na sustentabilidade, seus edifícios são conectados a sistemas que permitem monitorar a energia e os alarmes de incêndio, reduzindo o custo de manutenção e otimizando o uso. Ainda conta com um sistema de lixo pneumático presente em todos os apartamentos, assim todos os resíduos jogados vão direto para a coleta de lixo central, dispensando a necessidade de caminhões circulando pelas ruas. Os detritos abastecem incineradores que geram energia para a cidade;
  • Copenhague, Dinamarca: a cidade conta com 400 km de ciclovia, o que é justificável pela preocupação com a redução de poluentes. A expectativa é que até 2025 o município dinamarquês seja a primeira capital do mundo neutra em carbono;
  • Santa Ana, Estados Unidos: a maior parte da água usada na cidade americana é tratada para se tornar potável novamente, até a água dos sanitários passa por um processo de limpeza tornando-a reutilizável. O sistema é chamado de micropurificação e, com essa solução, estima-se que cerca de 230 milhões de litros de água suja deixem de ser despejadas no mar para serem reutilizadas.
  • Santos: a cidade localizada no litoral paulista conta com alternativas interessantes que  permitem incluí-la no ranking de cidades inteligentes, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), as rotas de ciclovia, o Recicleta (coleta de lixo reciclável feita por bicicletas), a Ecofábrica (materiais recicláveis coletados são reaproveitados para a produção de móveis e itens de decoração em cursos de capacitação), entre outras iniciativas.
  • Campinas: de acordo com o Connected Smart Cities, Campinas, no interior paulista, foi considerada a mais inteligente e conectada do país em 2019. A pontuação do ranking é composta de 70 indicadores e o município teve destaque nas áreas de economia, tecnologia e inovação; empreendedorismo; governança e mobilidade.

Bairros planejados

Os bairros planejados podem ser vistos como “mini” cidades inteligentes. Já que contam com essa mesma preocupação, visando pensar o local antes da ocupação. Usando, assim, soluções inovadoras que permitam reduzir o impacto ambiental e melhorar diferentes pontos que impactam na qualidade de vida dos moradores, como a mobilidade urbana, o contato com as áreas verdes, a redução da poluição, entre outros.

Isso se traduz em todos os pontos que citamos aqui: uma excelente infraestrutura, opções de residências, comércios e serviços, ruas largas e bem planejadas, espaços de convivência e de lazer e todos os demais pontos que compõem um bairro planejado.

Assim, morar nesses espaços significa estar um passo à frente quando falamos em urbanismo, ficando mais próximo do conceito de cidades inteligentes e dispondo do que há de mais moderno em termos de planejamento urbano, além da qualidade de vida.

Por que investir em um bairro planejado pela Urba?

A Urba é uma empresa de desenvolvimento urbano que faz parte do Grupo MRV, que existe há 40 anos e é conhecido por ser líder e referência no mercado imobiliário. Presente em mais de cinco estados e 16 cidades, a companhia já lançou mais de 6.500 unidades.

Os lotes residenciais e comerciais são novos e localizados em bairros planejados e construídos em regiões promissoras. Por isso, a Urba atua em todas as etapas de implementação:

  • identificação e compra dos terrenos;
  • autorização e legalização do projeto urbanístico;
  • venda dos lotes;
  • financiamento das unidades.

Para garantir o máximo de qualidade, os bairros projetados são formados com lotes a partir de 160 m². Todos têm infraestrutura de urbanização com espaço reservado para praças e/ou equipamentos comunitários.

Quais as facilidades de pagamento oferecidas pela Urba?

Para trazer ainda mais vantagens aos clientes, a Urba dispõe de condições facilitadas para quitar o seu terreno. A loteadora oferece a modalidade de financiamento direto em até 144 vezes. Você ainda pode consultar as opções sem juros.

Além de ser mais fácil e menos burocrático que os financiamentos imobiliários feitos com os bancos, conversando com os corretores, você encontra taxas de juros menores e o pagamento flexibilizado.

Em alguns empreendimentos, também é possível utilizar o FGTS e aproveitar os benefícios do programa Minha Casa Minha Vida. Para saber em quais situações essas opções se enquadram, é só conversar com um corretor. Assim, você encontra o plano perfeito para você.

Agora, se você quer construir a sua casa, saiba que a Urba também ajuda no seu propósito. Você pode financiar a obra e ainda contar com os conteúdos exclusivos sobre planejamento financeiro, financiamento, construção, infraestrutura, decoração e mais.

Assim, qualquer que seja o seu objetivo ao comprar um lote em um bairro planejado, saiba que pode contar com a Urba. Com isso, você oferece qualidade de vida para toda sua família ou tem sua empresa em um local em ampla expansão. Acredite: os benefícios são únicos.

Agora ficou mais fácil entender o que é um bairro planejado e quais as vantagens ele oferece aos moradores. Se interessou? Entre em contato com a Urba e saiba mais sobre as opções disponíveis na sua região!

Posts Relacionados

Descubra o que é o financiamento para construção e veja como realizá-lo!

Urba
30/09/2020
leia agora

Pensando em construir sua própria casa? Veja 5 vantagens importantes dessa modalidade!

Urba
20/07/2020
leia agora

Quanto custa construir uma casa? Saiba o que incluir nos seus cálculos

Urba
28/04/2020
leia agora
Whatsapp