Bairro Planejado

Bairro inteligente: proposta que une sustentabilidade, planejamento e inovação

Mais do que morar, as pessoas desejam viver – e para isso, bem-estar e qualidade de vida são primordiais.

Urba
Postado em 25/02/2021 - Atualizado em 9 de April de 2021

Mais do que morar, as pessoas desejam viver – e para isso, bem-estar e qualidade de vida são primordiais. E é exatamente dessa necessidade de transformar os ambientes urbanos com mais planejamento, inovação e sustentabilidade que nasceu o conceito de bairro inteligente.

Com uma proposta baseada nas Smart Cities, os bairros inteligentes utilizam a estrutura disponível de uma forma mais sustentável e eficiente, com planejamento capaz de proporcionar uma experiência de vida diferenciada, com mais praticidade, conforto, tecnologia e gestão social.

Ficou interessado? Siga conosco e entenda melhor os benefícios que um bairro inteligente traz para você e sua família!

O que é um bairro inteligente?

Um bairro inteligente é aquele que utiliza a estrutura disponível de uma maneira mais sustentável e eficiente, como ocorre com as Smart Cities, mas em uma escala menor. A intenção é promover mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores.

Para isso, esses bairros são planejados com tudo o que é necessário em termos de infraestrutura, a fim de que os moradores tenham uma experiência melhor, com mais comodidade, segurança e interação social.

Além disso, como em uma Smart City, o bairro inteligente auxilia a promover o desenvolvimento econômico da região, pois muitos são formados por áreas mistas, ou seja, contam com espaços destinados à residência, à implantação de comércios e até de indústrias.

Desse modo, há uma maior geração de empregos, pois muitos investidores se sentem motivados a trazerem suas empresas para o bairro, justamente devido aos atrativos de infraestrutura e a proximidade com o público consumidor.

Outro ponto interessante é em relação ao lazer. Mesmo sendo um bairro aberto, esses empreendimentos contam com várias áreas de lazer, como ciclovia, playground, quadras poliesportivas e outras, que enriquecem o convívio dos moradores do bairro inteligente e de toda a redondeza.

Como funciona um bairro inteligente?

Um bairro inteligente é criado e planejado por uma equipe de especialistas, como arquitetos, engenheiros e urbanistas. Assim, o seu “nascimento” é diferente de um bairro tradicional, que acaba surgindo de um aglomerado de pessoas, sem, necessariamente, um preparo em termos de infraestrutura.

Cada construtora pode ter algumas diferenças em relação ao seu bairro inteligente, mas de uma forma geral, todas contam com alguns pontos que o tornam diferenciados e que ajudam a promover a qualidade de vida dos moradores.

Segurança, facilidade e tecnologia

Um bairro inteligente utiliza as inovações tecnológicas de modo a priorizar a segurança e a mobilidade dos moradores. Nos bairros inteligentes da Urba, você encontra:

  • infraestrutura pronta para lotes residenciais, comerciais e industriais, com a possível instalação de posto móvel policial e pontos de ônibus;
  • quadras com padrão reduzido com mais cruzamentos e pontos de travessia, o que possibilita múltiplas rotas de deslocamento;
  • espaços públicos com todas as calçadas acessíveis, ou seja, equipadas com piso tátil, rampas e material antiderrapante;
  • aplicativo exclusivo do empreendimento com informações do bairro e serviços compartilhados por vizinhos.

Conforto, bem-estar e valorização do meio ambiente para uma vida saudável

casal feliz com a filha, passeando pela área verde do bairro inteligente

Os bairros inteligentes contam com amplas áreas verdes e preservadas, promovendo mais contato dos moradores com a natureza, além de áreas de lazer que favorecem a prática esportiva e a interação entre os vizinhos. No Smart Urba*, você pode encontrar:

  • espaços de lazer qualificados para todas as idades, com área fitness acessível ao ar livre, quadras recreativas, pistas de caminhada, trilha ecológica, espaço pet, playgrounds acessíveis e praças com mobiliário para interação social;
  • espaço de descanso com muitas áreas verdes, que permite restauração mental e distanciamento do cotidiano;
  • todas as calçadas são arborizadas, adequadas de acordo com um projeto paisagístico;
  • preservação de espécies nativas e árvores frutíferas.

Obras com responsabilidade socioambiental e incentivo ao desenvolvimento local

Um bairro inteligente é uma obra diferenciada, projetada e realizada com respeito ao meio ambiente e com incentivo ao desenvolvimento local. No Smart Urba, há priorização da mão de obra e de insumos locais, gerando empregos na região durante as obras e reduzindo emissões do transporte de materiais.

Além disso, as ações de conservação são focadas para integrarem a paisagem natural ao projeto urbanístico e há um sistema de drenagem adequado ao tipo de solo local, o que ajuda a prevenir alagamentos, inundações e deslizamentos.

Por que morar em um bairro inteligente?

Ao entender como um bairro inteligente funciona, já deu para notar as inúmeras vantagens que ele oferece, não é mesmo? Quando você compra um lote nesses empreendimentos, conquista muito mais qualidade de vida e longevidade para toda sua família.

E, além disso, o bairro inteligente funciona como um agente transformador da cidade, oferecendo desenvolvimento econômico, possibilidades de geração de novos empregos, espaços de lazer e áreas verdes que favorecem a todos do entorno, gerando ainda mais qualidade de vida.

No conceito Urba, os pilares fundamentais de todos os bairros inteligentes são sustentabilidade, conforto, gestão social, infraestrutura segura e tecnológica.

Para isso, são oferecidas infraestrutura, soluções técnicas e gestão social de todo o bairro, capazes de proporcionar uma melhor experiência aos moradores e a toda a comunidade.

Assim, vivendo em um Smart Urba você fica além dos seus metros quadrados, sendo essa uma experiência que integra planejamento inteligente às necessidades dos moradores e da comunidade. Vamos ver em detalhes alguns dos benefícios que o bairro inteligente da Urba é capaz de trazer!

Acesso a uma vida saudável

Viver em um bairro inteligente é ter, pertinho de casa, mais contato com a natureza, em uma região arborizada e com diferentes espaços para a prática de atividades físicas.

Isso significa ter uma vida além do seu lote, o que possibilita a prática de atividades que melhoram a saúde física e mental dos moradores de forma geral.Estudos apontam diversos benefícios de ampliarmos o contato com a natureza.

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que a taxa de mortalidade das pessoas que vivem em áreas verdes é 12% mais baixa do que as que vivem em ambientes menos arborizados.

Outro estudo, dessa vez desenvolvido pela Universidade de Chiba, no Japão, mostrou que ter contato com a natureza reduz os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, reduz a pulsação e a pressão arterial e interfere positivamente no funcionamento do sistema nervoso.

A prática de exercícios físicos também contribui para uma vida mais saudável – e, ao utilizar os espaços do bairro, ainda há outras vantagens sociais, como o contato com os vizinhos, o fortalecimento dos vínculos de amizade e a possibilidade de as crianças brincarem em um ambiente seguro e se desenvolverem plenamente.

Conexão com o mundo 

Um bairro inteligente proporciona muito mais acessibilidade, já que dispõe de ciclovias, ruas planejadas e, no caso do Smart Urba, até mesmo um aplicativo do bairro, capaz de promover maior contato com a vizinhança e o acesso ao clube de descontos, unindo moradores aos comerciantes locais.

Todos esses pontos, é claro, acabam refletindo na qualidade de vida dos moradores. Por exemplo, ao contar com ciclovias, ruas planejadas e proximidade com comércios, você economiza tempo no trânsito.

Um estudo divulgado no evento Summit Mobilidade Urbana, em 2019, revelou que os brasileiros gastam, em média, 1h20 para se deslocarem (ida e volta) para as principais atividades do dia.

Esse tempo pode chegar a até 2h07 – e, em um ano, uma pessoa pode perder até 32 dias parada no trânsito!Mas se você vive em um bairro inteligente consegue resolver várias demandas perto de casa, deslocando-se com maior comodidade, de forma simples e ágil.

Praticidade e inclusão no dia a dia

Um bairro inteligente dispõe de áreas destinadas a comércio e serviços, além de fácil acesso às demais regiões da cidade. Assim, você encontra, no centro da sua região, tudo o que precisa em termos de saúde, educação, alimentação e outras demandas.

No Smart Urba, além de todos esses pontos, ainda há muito mais inclusão, com espaços acessíveis e lazer inclusivo, criados especialmente para atender a todas as idades e pessoas com mobilidade reduzida.

Convivência harmônica com a comunidade

Os bairros inteligentes da Urba prezam pela integração da comunidade, já que viver em sociedade é de suma importância para nossa saúde mental.

Por isso, eles dispõem de um espaço para abrigar uma futura sede de Associação de Moradores, que contará com o auxílio de Gestor Social Urba, capacitado para promover a manutenção da harmonia e da boa relação entre toda a vizinhança, além de zelar pelo bom funcionamento e desenvolvimento do bairro.

Um estudo realizado por pesquisadores portugueses mostrou que a melhoria na qualidade e na satisfação de vida é proporcionada, também, pelo sentimento de pertencimento a uma comunidade, como a família, os amigos, a escola, os vizinhos e o bairro.

A pesquisa revelou que os fenômenos resultantes do envolvimento cívico e da participação comunitária no bairro permitem um real entendimento da noção de comunidade e ainda ajudam a desenvolver um maior nível de coesão e de bem-estar entre todos os membros.

Viu só como um bairro inteligente é feito para integrar preocupações estruturais e questões mais abrangentes, como a convivência dos moradores, o contato com a natureza e a presença de espaços de lazer?

Todos esses pontos auxiliam na melhoria da qualidade de vida e trazem mais bem-estar aos moradores, tornando o espaço muito mais do que um lote, mas uma área de convivência, de desenvolvimento e de vida.Gostou deste conteúdo?

Já sabe tudo sobre bairro inteligente? Conheça mais sobre os bairros inteligentes da Urba: baixe o nosso e-book e entenda os diferenciais do Smart Urba!

*As especificidades e opções oferecidas podem variar de acordo com cada projeto Smart Urba.

Posts Relacionados

Cidade planejada: veja a importância para o Brasil e confira exemplos

Urba
19/03/2021
leia agora

O que são as áreas industriais e quais vantagens elas oferecem?

Urba
16/02/2021
leia agora

Descubra o que é o financiamento para construção e veja como realizá-lo!

Urba
30/09/2020
leia agora
Whatsapp