Decoração

6 dicas de móveis multifuncionais para otimizar o espaço

Otimizar os espaços de uma casa ou apartamento é o objetivo de muitas famílias que buscam melhorar a qualidade de vida.

Urba
Postado em 03/06/2022

Otimizar os espaços de uma casa ou apartamento é o objetivo de muitas famílias que buscam melhorar a qualidade de vida. Nesse sentido, os móveis multifuncionais são uma boa solução, já que servem para diversas ocasiões. Sobretudo em imóveis menores, eles costumam caber perfeitamente nos locais e ampliar a área de circulação.

Mas essa não é a única vantagem dos móveis multifuncionais. Ao investir em um deles (ou vários), você também consegue economizar com as compras. Afinal, em vez de ir em busca de vários itens, pode encontrar um que cumpre diversas funções. Então, se vai construir a própria casa, reformar ou só mobiliar o imóvel que já tem, considere essa ideia.

Para ajudar você nessa missão, listamos algumas informações e dicas para identificar necessidades e escolher os móveis multifuncionais mais indicados para sua família. Confira!

Quais são os principais móveis multifuncionais disponíveis?

O conceito de móveis multifuncionais pode parecer recente, com a cara das novas necessidades das pessoas em relação a imóveis. Porém, eles já estão presentes nas casas dos brasileiros há muito tempo. Veja o exemplo do sofá-cama, que ocupa a sala e até quartos de diversas pessoas. São ideais para receber visitas e evitar colchões infláveis.

No quarto, ainda temos o box-baú, que serve tanto para apoiar o colchão quanto para guardar roupas de cama e outros itens. Além disso, podemos citar:

  • escrivaninhas com prateleiras diversas — abrigam livros, pastas de documentos e até decoração, além de serem local para trabalho e estudos;
  • mesas de centro vazadas — também servem para decoração e armazenamento de itens da sua casa;
  • recamier baú — assim como o box, podem guardar roupa de cama, toalhas e por aí vai;
  • mesas modulares — dá para aumentar ou diminuir o tamanho, e muitas delas também contam com espaço de armazenamento;
  • nichos modulares — servem tanto para agregar a decoração dos ambientes quanto para guardar livros, pelúcias, colecionáveis etc.

Como escolher um móvel multifuncional?

Agora que você conhece alguns móveis multifuncionais facilmente encontrados em lojas, veja o que ter em mente antes de dar início às compras.

1. Pense nas necessidades da família

A ideia dos móveis multifuncionais é atender às necessidades da família. Mas quais são elas? Para quem tem filhos, pode ser a praticidade da rotina de troca de roupa, por exemplo. Para isso, existem berços com trocadores e gavetas embutidas. Também há mesinhas infantis com compartimentos para guardar brinquedos ou materiais artísticos.

Já em um banheiro planejado, as prateleiras nos cantos ajudam a aproveitar os espaços e evitam gastos com armários. Ao lado de espelhos simples, deixam o ambiente moderno e bonito. Para completar, ainda dá para colocar pequenas cômodas ou cestos embaixo da pia, seja para colocar a roupa suja, seja para guardar as toalhas limpas — neste último caso, considere algum suporte para não colocá-las direto no chão.

2. Considere a integração de ambientes

Livrar-se de paredes e deixar ambientes coexistindo dentro de casa tornou-se uma tendência nas construções e reformas. Nesse sentido, ter alguns móveis versáteis e úteis a diversas funções faz toda a diferença. Um bom exemplo disso é um armário multiuso, que pode ser para guardar louças em uma parte e livros em outra.

Para a decoração da sala de TV, os puffs também são bem-vindos. Além de adicionarem espaço para as visitas se sentarem, os modelos baú ainda permitem o armazenamento de mantas, almofadas e itens diversos. Há outros que se expandem e viram colchões, ideais para dar mais conforto ao assistir a filmes e a séries no ambiente.

3. Aproveite melhor os espaços

Muitas vezes, os móveis tradicionais deixam alguns espaços livres nos ambientes – por exemplo dos cantos ao lado do sofá. São locais que abrigariam perfeitamente uma prateleira, nicho ou outras soluções multifuncionais para guardar itens da casa ou receber peças decorativas.

O primeiro passo é localizar esses espaços na sua casa, caso goste da ideia. Então, com as medidas em mãos, procure os móveis multifuncionais que melhor atendam a essa necessidade. Se não tiver noção do que fazer, pesquise inspirações na internet e nas redes sociais. Prateleiras acima do sofá para quadros, plantas e demais decorações são uma boa dica.

4. Eleve a cama

Em quartos muito pequenos, uma boa opção é elevar a cama, para sobrar espaço na parte inferior. Inclusive, existem alguns móveis multifuncionais nesse sentido, sobretudo para crianças. Eles têm a estrutura de um beliche, mas sem o colchão debaixo, local em que dá para colocar escrivaninhas, estantes, cômodas e assim por diante.

Também é uma dica para quem deseja montar o espaço pet dentro do quarto. Com essa sobra embaixo da cama, dá para colocar a caminha do animal de estimação, o cesto de brinquedos, o potinho de água, entre outros. Se preferir, há os box com espaços de armazenamento, inclusive com uma abertura maior para o cachorro ou gato se abrigar.

5. Aposte nas gavetas ocultas

Por falar nessa solução de cama com aberturas, esse é um dos locais mais indicados para as gavetas ocultas. Em vez de ficar com o box comum das camas, troque-o por modelos multifuncionais. Eles podem ter tanto espaços abertos quanto sapateiras, nichos separados e outras formas de armazenamento. Você consegue essas peças em diversas lojas físicas ou online.

As gavetas também podem ser parte de mesas ou escrivaninhas, mesas de cabeceira, entre outros. Há soluções de cômodas que, além das aberturas horizontais que já conhecemos, oferecem abertura vertical, para melhor aproveitamento de espaço.

Por fim, ainda há as soluções de gavetas dentro de gavetas, ideais para guardar documentos e peças de valor. Ao colocar uma tranca nesses espaços, eles se tornam praticamente um cofre.

6. Faça orçamento de móveis planejados

O mercado já entendeu essa nova tendência de otimização de ambientes e aposta em novidades em móveis multifuncionais. Mas nem sempre essas soluções conseguem um aproveitamento 100% dos ambientes da sua residência. É aí que entram os planejados, feitos sob medida para qualquer cômodo.

Ainda que sejam mais caros que móveis comuns, eles têm essa grande vantagem de personalização. Isso sem falar na durabilidade bem maior, quando feitos com profissionais de confiança e materiais certos. Também deixam o ambiente harmonioso e contam com um bom custo-benefício a longo prazo.

Como vimos, os móveis multifuncionais são grandes aliados das famílias, seja na construção ou reforma de um lar, seja na hora de trocar a mobília de uma forma estratégica. Eles garantem maior praticidade para a rotina e, muitas vezes, são bem mais bonitos que os tradicionais e atendem a todos os requisitos de uma decoração moderna.

Gostou das dicas e quer mais ideias para aproveitar melhor o espaço na sua casa? Então, veja nosso conteúdo sobre decoração de cozinha pequena!

Posts Relacionados

Confira 5 dicas para um chá de casa nova de arrasar

Urba
09/06/2022
leia agora

Saiba como organizar a casa com 6 dicas simples

Urba
23/05/2022
leia agora

Monte um espaço pet com a cara do seu bichinho

Urba
13/10/2021
leia agora
Whatsapp